Search
Close this search box.

Professor Moacyr Corsi fala sobre a intensificação na atividade pecuária

17 de abril de 2023

Professor é o precursor na implantação da tecnologia de pastejo rotacionado no Brasil.
Compartilhe no WhatsApp
intensificação na atividade pecuária

O professor Moacyr Corsi, mestre em agronomia de forrageiras pela Universidade Estadual de Ohio e doutor em Ciência Animal pela Esalq/USP, é o precursor na implantação da tecnologia de pastejo rotacionado no Brasil. Em uma entrevista, ele fala sobre a importância da intensificação na atividade pecuária e o papel do pastejo rotacionado na elevação da produtividade por área na pecuária de corte. Segundo Corsi, o objetivo da intensificação é equiparar ou superar o retorno econômico de outras atividades agrícolas, como a cultura da soja.

Corsi explica que a adubação é um complemento importante para o pastejo rotacionado, pois a retirada de nutrientes do solo é maior com uma taxa de lotação maior, e é necessário fazer com que a planta tenha uma rebrota vigorosa para aproveitar ao máximo o período de verão, da chuva, em que há maior produtividade. Ele destaca que o conceito de rotacionado foi disseminado na década de 70 quando ele e sua equipe começaram a produção de leite num sistema rotacionado e tiveram muitas excursões de produtores para conhecer a tecnologia.

Exportacao de graos do Brasil deve acelerar com menos chuvas no centro sul 2023 04 16T161315.550
Professor Moacyr Corsi, mestre em agronomia de forrageiras pela Universidade Estadual de Ohio e doutor em Ciência Animal pela Esalq/USP / Foto Divulgação

O professor enfatiza que o maior entrave ainda neste modelo é acertar a perda da pastagem. Para ele, não há sentido em começar a produzir mais se você já está perdendo, então é preciso acertar primeiro o manejo, fazendo com que a planta tenha um resíduo pós pastejo que permita uma rebrota rápida. E quem determina o manejo correto é o ganho de peso do animal. O professor Corsi alerta que é preciso ter convicção das tecnologias que se passa para o produtor, pois o produtor precisa confiar que aquilo vai dar certo.

Fonte Compre Rural

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Uma vacina capaz de ajudar o criador de caprinos e ovinos a controlar a verminose, principal problema sanitário desses rebanhos no Brasil, foi validada pela Embrapa em animais da região Nordeste e apresentou um nível de eficácia entre 80% e 90% nos ovinos, e entre 60% e 70% nos caprinos.
Em 2022, quando a Guerra na Ucrânia começou, houve um salto de 188% nas exportações de fertilizantes de Israel ao Brasil
Para Arnaldo Jardim, tendência é a ampliação das possibilidades do produto
Somado à complexa conjuntura global, o recuo das importações chinesas de leite tem mantido os preços internacionais estáveis, mas abaixo da média histórica.