Search
Close this search box.

Professor Moacyr Corsi fala sobre a intensificação na atividade pecuária

17 de abril de 2023

Professor é o precursor na implantação da tecnologia de pastejo rotacionado no Brasil.
Compartilhe no WhatsApp
intensificação na atividade pecuária

O professor Moacyr Corsi, mestre em agronomia de forrageiras pela Universidade Estadual de Ohio e doutor em Ciência Animal pela Esalq/USP, é o precursor na implantação da tecnologia de pastejo rotacionado no Brasil. Em uma entrevista, ele fala sobre a importância da intensificação na atividade pecuária e o papel do pastejo rotacionado na elevação da produtividade por área na pecuária de corte. Segundo Corsi, o objetivo da intensificação é equiparar ou superar o retorno econômico de outras atividades agrícolas, como a cultura da soja.

Corsi explica que a adubação é um complemento importante para o pastejo rotacionado, pois a retirada de nutrientes do solo é maior com uma taxa de lotação maior, e é necessário fazer com que a planta tenha uma rebrota vigorosa para aproveitar ao máximo o período de verão, da chuva, em que há maior produtividade. Ele destaca que o conceito de rotacionado foi disseminado na década de 70 quando ele e sua equipe começaram a produção de leite num sistema rotacionado e tiveram muitas excursões de produtores para conhecer a tecnologia.

Exportacao de graos do Brasil deve acelerar com menos chuvas no centro sul 2023 04 16T161315.550
Professor Moacyr Corsi, mestre em agronomia de forrageiras pela Universidade Estadual de Ohio e doutor em Ciência Animal pela Esalq/USP / Foto Divulgação

O professor enfatiza que o maior entrave ainda neste modelo é acertar a perda da pastagem. Para ele, não há sentido em começar a produzir mais se você já está perdendo, então é preciso acertar primeiro o manejo, fazendo com que a planta tenha um resíduo pós pastejo que permita uma rebrota rápida. E quem determina o manejo correto é o ganho de peso do animal. O professor Corsi alerta que é preciso ter convicção das tecnologias que se passa para o produtor, pois o produtor precisa confiar que aquilo vai dar certo.

Fonte Compre Rural

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A Pecuária é responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossense
O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior
Programas de destaque incluem “Vivenciando a Prática”, que já mostrou realidade do agronegócio a mais de 30 mil estudantes e professores, e a Agroteca Digital
Comitivas internacionais da América Latina, África e Ásia são esperadas no Parque da Gameleira