Professor da Uema cria sistema para melhorar a dieta de caprinos e ovinos no Maranhão

27 de julho de 2023

Compartilhe no WhatsApp
Professor da Uema cria sistema para melhorar a dieta de caprinos e ovinos no Maranhão

Com objetivo de promover a saúde de caprinos e ovinos, o professor maranhense Ricardo Telles, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), desenvolveu um projeto que ajuda os criadores a controlarem a alimentação de seus rebanhos, evoluindo o desempenho dessas criações a partir de dietas feitas de forma específica para cada espécie.

O projeto “Formulador de Dietas para a Produção de Caprinos e Ovinos” foi certificado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

image 1 9

– O professor Ricardo Telles (Foto: Alcindo Barros)



“Trata-se de uma inovação tecnológica que representa um esforço do trabalho docente da produção acadêmica, que será útil à sociedade no sentido de oferecer ao criador melhor desempenho na manutenção dos rebanhos, a partir das dietas formuladas com maior acurácia”, explica o professor.

Segundo ele, a ferramenta atende 41 categorias de caprinos e 25 de ovinos. Por meio dessa tabela digital, o formulário pede que o criador insira informações sobre os rebanhos de acordo com a espécie e, a partir disso, o programa disponibiliza a medida correta para alimentos volumosos e concentrados. As medidas do formulador seguem os parâmetros de exigências nutricionais próprios e manejos alimentares.

O professor explica que esse sistema poderá ser usado tanto em aulas da própria universidade, como em pesquisas, projetos de extensão universitária e até no próprio mercado, por criadores e outros profissionais interessados.

O professor José Ricardo Soares Telles de Souza é graduado em Medicina Veterinária pela Uema, mestre em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor adjunto 4 da Uema, onde leciona as disciplinas Nutrição Animal, Nutrição de Ruminantes e Caprino-Ovinocultura para os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia. Trabalha em pesquisa e extensão nas linhas de avaliação de alimentos e dietas para animais domésticos. É também chefe do Laboratório de Formulação e Fabricação de Ração Animal (LAFFRA) da Uema.

Por Governo do Maranhão

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Índice oficial da B3 para liquidar contratos futuros, Indicador vai percorrer confinamentos e indústrias frigoríficas de nove estados
Grupo saiu de Aquidauana com 1.350 cabeças da raça brangus, que estão sendo levadas para Corumbá
O evento, voltado para produtores rurais, ocorre na Fapam e tem o objetivo de capacitar a cadeia e gerar oportunidades de negócios
Novo perfil “Leite e Bem-Estar” da ABRALEITE aproxima consumidores dos benefícios do leite e seus derivados