Segundo informações do alerta agroclimático da Rural Clima, nesta semana deve chover bem em praticamente todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul. “No território gaúcho, as chuvas até podem acontecer, mas de forma irregular, assim como na Argentina. Também são esperadas precipitações irregulares sobre o Paraguai e o sul de Mato Grosso do Sul”, pontua o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.
Ele afirma que as chuvas em Mato Grosso podem vir a atrapalhar a colheita da soja e o plantio de algodão, dificultando também os trabalhos de semeadura dessa cultura e do milho no Piauí, Maranhão e o oeste da Bahia.
Chuvas na faixa central
Nos próximos 12 dias, Santos informa que as chuvas ficarão concentradas na faixa central e norte do Brasil, pegando áreas de Santa Catarina e Paraná para cima, bem como São Paulo, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Conforme Santos, como a temperatura do Pacífico segue fria e a do Atlântico está numa condição ainda estável, se aquecendo numa semana e se resfriando em outra, por conta do La Niña, a expectativa da passagem de frentes frias pelo Rio Grande do Sul segue mais limitada, já que os sistemas vêm se formando na região norte do Paraguai. “Há uma expectativa, no entanto, de que as chuvas venham a ser melhores no Rio Grande do Sul nos meses de janeiro e fevereiro”, conclui.
Fonte: SAFRAS & Mercado
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil