Search
Close this search box.

Previsão de chuvas nesta semana em quase todo o Brasil

26 de dezembro de 2022

Última semana do ano vai ser marcada por chuvas em quase todo o país
Compartilhe no WhatsApp
Previsão de chuvas nesta semana em quase todo o Brasil
Chuvas devem ocorrer praticamente todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul – Foto: Divulgação/SAFRAS

Segundo informações do alerta agroclimático da Rural Clima, nesta semana deve chover bem em praticamente todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul. “No território gaúcho, as chuvas até podem acontecer, mas de forma irregular, assim como na Argentina. Também são esperadas precipitações irregulares sobre o Paraguai e o sul de Mato Grosso do Sul”, pontua o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

Ele afirma que as chuvas em Mato Grosso podem vir a atrapalhar a colheita da soja e o plantio de algodão, dificultando também os trabalhos de semeadura dessa cultura e do milho no Piauí, Maranhão e o oeste da Bahia.

Chuvas na faixa central

Nos próximos 12 dias, Santos informa que as chuvas ficarão concentradas na faixa central e norte do Brasil, pegando áreas de Santa Catarina e Paraná para cima, bem como São Paulo, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Conforme Santos, como a temperatura do Pacífico segue fria e a do Atlântico está numa condição ainda estável, se aquecendo numa semana e se resfriando em outra, por conta do La Niña, a expectativa da passagem de frentes frias pelo Rio Grande do Sul segue mais limitada, já que os sistemas vêm se formando na região norte do Paraguai. “Há uma expectativa, no entanto, de que as chuvas venham a ser melhores no Rio Grande do Sul nos meses de janeiro e fevereiro”, conclui.

Fonte: SAFRAS & Mercado

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Fenômeno vai provocar secas prolongadas em regiões com hidrovias para escoamento de produtos, alerta Climatempo
Cenário complexo com temperaturas acima de média na região central do Brasil e padrão irregular de chuvas exige que agricultores tenham cuidados extras
Equipamento implantado por Codevasf e Embrapa Cerrados pode beneficiar 2.500 produtores
As variações regionais no volume de água no solo sugerem cenários distintos, com algumas regiões enfrentando desafios enquanto outras podem se beneficiar das condições previstas.