Search
Close this search box.

Prazo para o ITR 2022 termina no dia 30 de setembro

19 de setembro de 2022

Produtores, pessoas físicas ou jurídicas, titulares de domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária, exceto imune ou isento devem declarar o ITR
Compartilhe no WhatsApp
Prazo para o ITR 2022 termina no dia 30 de setembro
Produtores inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) também devem informar na DITR o número do recibo de inscrição – Foto: aleksandarlittlewolf/Freepik

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou, em julho, as regras para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). O prazo para o envio será até 30 de setembro, de acordo com a Instrução Normativa 2.095/2022 , publicada no Diário Oficial da União.

Devem declarar o ITR os produtores, pessoas físicas ou jurídicas, titulares de domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária, exceto imune ou isento.

A declaração deve ser elaborada por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR 2022 , disponível no site da Receita.

Os contribuintes também devem ficar atentos para o preenchimento do Ato Declaratório Ambiental (ADA), que é obrigatório para informar ao Ibama as áreas ambientalmente preservadas na propriedade para excluí-las da área total do imóvel para fins de cálculo do imposto.

ITR para produtores

Os produtores inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) também devem informar na DITR o número do recibo de inscrição.

Outro ponto ao qual os proprietários devem estar atentos é em relação ao Valor de Terra Nua (VTN) 2022 publicado pelo site da Receita Federal pelos municípios conveniados.

A CNA recomenda que, se os valores não observarem os requisitos determinados pela Instrução Normativa RFB n° 1.877/2019 , deve ser feita denúncia por meio do sindicato rural ou da Federação da agricultura e pecuária do Estado junto à Delegacia Regional da Receita.

É importante também o produtor rural elaborar seu próprio laudo técnico para determinação do VTN da propriedade, que serve de parâmetro para o cálculo do ITR.

Fonte: CNA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Palestrantes do Fórum de Sustentabilidade mostraram os desafios para a criação de uma política pública de combate aos animais invasores
Encontro promoveu o intercâmbio de iniciativas que vão contribuir com a proteção, restauração e uso
A energia limpa será armazenada em baterias de lítio e substitui o gerador movido a diesel, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa
Crescimento nas exportações contrasta com déficit de US$ 1,1 bilhão na balança estadual