A Fazenda Capinzal é a maior produtora de leite de búfala do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, com cerca de 650 mil litros por ano. Mais saudável, leve e nutritivo, o leite de búfala tem propriedades que estão conquistando cada vez mais o consumidor. O sabor, aroma e textura inigualáveis do leite dão origem a produtos que vão desde queijos artesanais até o doce de leite de búfala.
O Vale do Ribeira tem a maior população de búfalos do estado de São Paulo, que chega a 50.669 animais. Na região, Barra do Turvo é a cidade com o maior número de cabeças, são cerca de 15 mil. Segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, 524 propriedades têm criação da espécie no Vale.
A Fazenda Barra do Capinzal, que fica em Registro, começou com a criação de búfalos em 1965 e é considerada a pioneira na produção da espécie no Brasil. Na época, o foco era voltado ao abate do animal para a venda da carne.
Em 1997, o cunhado de Fabrício Jader comprou a propriedade e incorporou a produção de leite de búfalas. A ordenha era feita de forma manual, um processo mais trabalhoso e demorado.
“Nós estávamos batendo uma quantidade animadora. E era tudo na mão. Nós precisávamos de três currais, naquela época, e em cada curral dois retireiros. Isso dificultava muito”, explica Jader, que passou a fazer gestão da fazenda após a morte do cunhado.
Em meados de 2005, a fazenda adotou a ordenha mecânica. O trabalho começa bem cedo, por volta das 5h. As 300 búfalas são retiradas do pasto e levadas para os currais. Elas entram nas baias, que comportam até oito animais de cada lado. As teteiras são colocadas nas búfalas e sugam o leite.
Búfalas na Fazenda Capinzal, em Registro, no interior de São Paulo, e o gestor da fazenda, Fabricio Jader — Foto: Mariane Rossi/g1
“Nós pegamos um projeto, baseado em leite comum, e fizemos a ordenha. No começo, sofremos bastante para domesticar, para acostumar essas vacas a entrar na ordenha. E, do nada, começou a dar uma repercussão muito boa”, conta Jader.
Grande parte do leite extraído é enviado à laticínios da região. Uma pequena parcela é utilizada para a produz de queijos artesanais, vendidos na loja da fazenda, e para o preparo de outros pratos, também oferecidos no restaurante. Entre as delícias estão o doce de leite de búfala, o cappuccino e o pão de queijo de búfala (confira a receita abaixo).
“A tradição é o queijo. Começamos a inventar outras coisas também e uma delas foi o doce de leite, que realmente á uma coisa fantástica. No restaurante, os clientes foram dando ideais para a gente. Fomos tentando colocar em prática. Uma delas foi o pão de queijo, que é muito bem aceito, muito gostoso e ele é feito do queijo de búfala”, fala Jader.
Benefícios do leite
Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, o leite da búfala é branquinho porque possui a vitamina A pura, ou seja, já disponível para o organismo absorvê-la mais rápido.
O leite de búfalas é a matéria prima para a elaboração de diversos tipos de queijos. A muçarela de búfala é um queijo fresco, originário da Itália, e é produzido exclusivamente com leite de búfalas. Ela tem menos colesterol que a de vaca. Além disso, o queijo apresenta melhores índices nutritivos de proteínas, vitamina D, B2 e minerais quando comparado aos queijos de vaca.
Pão de queijo de búfala
A cozinheira Andréia Aparecida Miranda, que trabalha há anos na Fazenda Capinzal, aprendeu a fazer receitas doces e salgadas com o leite e a muçarela de búfala. Ela ensinou ao g1 um pão de queijo diferente. A massa, leve e macia, e leva tanto o leite como dois queijos de búfala (confira a receita abaixo ou no vídeo no início da reportagem).
Receita
Ingredientes
- 100 gramas de polvilho azedo
- 2 colheres de sopa de óleo de soja
- 50 ml de leite de búfala
- 1 ovo
- Sal a gosto
- 50 gramas de queijo meia cura
- 50 gramas de muçarela de búfala
- Modo de preparo: Misture o leite, o óleo e o sal gosto. Esquente o leite. Em seguida, derrame no polvilho e misture com as mãos até deixar bem seco. Adicione o ovo, a muçarela de búfala e o queijo meia cura de búfala. Misture com as mãos. Aos poucos, acrescente o restante do leite e sove a massa.
- Quando a massa estiver macia e cremosa, molde do tamanho que desejar o pão de queijo. Disponha em uma assadeira e coloque para assar em uma temperatura a 180º C por cerca de 40 minutos ou até dourar.
Por G1
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil