Search
Close this search box.

Parque nacional e fazenda no Cerrado têm superpopulação de onças-pretas

24 de setembro de 2023

Entre Bahia, Minas Gerais e Goiás, a região preservada é estratégica para proteger o grande felino ameaçado de extinção
Compartilhe no WhatsApp
Parque nacional e fazenda no Cerrado têm superpopulação de onças-pretas
Monitoramento científico constatou uma população “fora da curva” de onças melânicas numa região do Cerrado. Foto: Eduardo Fragoso / Associação Onçafari

Quase metade das até 31 onças-pintadas vivendo nos 264 mil ha somados do Parque Nacional Grande Sertão Veredas e da Fazenda Trijunção são melânicas, tem a pelagem preta. A região de Cerrado preservado fica entre os estados da Bahia, Minas Gerais e Goiás.

Essa mutação genética seria vista apenas em cerca de 10% das onças-pintadas nas Américas e não ocorreria nas planícies alagáveis do Pantanal, no Brasil, Bolívia e Paraguai, e nos Llanos, na Venezuela, diz o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

A descoberta ocorreu graças a uma pesquisa conduzida pela organização não-governamental Associação Onçafari, ICMBio e Fazenda Trijunção. O trabalho avança com o monitoramento dos felinos por armadilhas fotográficas e rádio-colares equipados com GPS.

Assim, satélites traçam desde junho os caminhos de duas onças adultas. Isso permitirá um entendimento maior sobre onde buscam abrigo, presas, água e parceiros para procriar ao longo dos anos. Uma das onças evita áreas desmatadas, vive apenas junto à vegetação nativa.

Ainda conforme o mapeamento, ambos os espécimes perambulam por territórios de quase 500 Km2, alcançando até 80 km além dos limites do parque nacional. Isso tudo reforça a importância da conservação ampla do Cerrado para resguardar as onças e demais espécies nativas.

Por O Eco

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior
Programas de destaque incluem “Vivenciando a Prática”, que já mostrou realidade do agronegócio a mais de 30 mil estudantes e professores, e a Agroteca Digital
O estudo foi realizado pela HR Tech Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas presente em cerca de 40 países, responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil.
Totalizando R$ 228,6 bilhões o valor representa 22,2% do total do PIB estadual