Pará tem primeiro porto habilitado para exportação de milho para China

28 de junho de 2023

Terminal de Vila do Conde operado pela Hidrovias do Brasil tem capacidade para movimentar 7,2 milhões de toneladas de grãos por ano
Compartilhe no WhatsApp
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil
Foto Divulgação

O porto de Vila do Conde, no Pará, informou em nota que foi autorizado pela Administração Geral das Alfândegas da República Popular da China (GACC) e pelo Ministério da Agricultura a exportar milho para o país asiático, maior consumidor mundial da commodity.

Segundo a Hidrovias do Brasil, que administra o porto, trata-se da primeira autorização portuária do Estado para o embarque de milho para a China. O terminal tem a capacidade para 7,2 milhões de toneladas de grãos, devendo chegar a 8 milhões até o ano que vem.

“Este é mais um movimento da companhia para aumentar ainda mais a sua competitividade no Corredor Norte e seu compromisso em seguir buscando soluções para operações cada vez mais eficientes e seguras”, afirma a empresa em nota.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o Brasil já exportou 1,16 milhão de toneladas de milho para a China. Os embarques foram iniciados no final do ano passado, meses após a abertura do mercado chinês para o grão brasileiro.

Por Globo Rural

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Promovido na Estação Experimental de Santo Antônio de Posse (SP), Encontro dos Técnicos (ETEC) contribui para a expansão do setor
Procedimento que acompanha cada fase do ciclo produtivo dos animais foi incluído no Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos e será obrigatório em todo o país até 2032
Nova fronteira agrícola cresce de forma sustentável e posiciona o estado como destaque nacional na cacauicultura.
Estudo pioneiro do IZ visa aprimorar o rendimento e a qualidade do queijo, contribuindo para a rentabilidade dos produtores e o fortalecimento da cadeia do leite bubalino no Brasil.