O que faz a carne bovina do Brasil ser apreciada? Um teste às cegas revelou

4 de julho de 2024

Superior Taste Award é concedido pelo International Taste Institute desde 2005; neste ano, foram avaliados mais de 2,6 mil produtos, entre alimentos e bebidas
Compartilhe no WhatsApp
O que faz a carne bovina do Brasil ser apreciada Um teste às cegas revelou

O Brasil é destaque internacional quando o assunto é a carne bovina. Além de ser o líder do ranking mundial de exportação, enviando o produto a 159 países, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), também se sobressai nos cortes que chegam à mesa dos consumidores.

No fim de junho, o Ribeye Steak Angus, peça do lombo bovino produzida pela VPJ Alimentos, recebeu nota máxima no Superior Taste Award 2024, evento realizado nos Emirados Árabes Unidos com a participação de 100 chefs renomados.

Na avaliação feita às cegas, o corte de carne brasileiro, também conhecido como bife ancho, filé de costela ou entrecôte, e usado, principalmente, para churrascos, alcançou 91,5%. No sabor, a pontuação foi 95,2%, enquanto a textura recebeu 96,5%.

Junto com esses quesitos, primeira impressão, visão e cheiro também estiveram em teste. “Simplesmente, são os atributos que mais prezamos nos cortes VPJ em decorrência de toda seleção genética e critérios de qualidade adotados para chegar a uma carne altamente marmorizada e suculenta, o que influencia diretamente no sabor e na maciez”, comemora Valdomiro Poliselli Júnior, proprietário da empresa.

Textura e sabor são qualidades apontadas pelos jurados — Foto: Divulgação/VPJ Alimentos
Textura e sabor são qualidades apontadas pelos jurados — Foto: Divulgação/VPJ Alimentos

O prêmio

O Superior Taste Award é concedido pelo International Taste Institute desde 2005. Neste ano, foram avaliados mais de 2,6 mil produtos, entre alimentos e bebidas.

Gabriel Biscay (2 estrelas Michelin), Michael Vanderhaeghe (2 estrelas Michelin) e Bernard Vaussion (chef de cozinha do Presidente da França, Emmanuel Macron) foram os jurados mais conhecidos e que apreciaram o Ribeye Steak Angus.

Laurent van Wassenhove, diretor-geral do International Taste Institute, destaca a importância de investir na qualidade para se diferenciar no mercado alimentício.

“Comer tem a ver com prazer e sensação de bem-estar. Se você conseguir criar uma experiência gastronômica agradável, manterá sua base de clientes”.

Por Globo Rural

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Item registrou alta de 46,1% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, seguido por óleo de soja (37,3%) e carne suína (35%)
As instituições IAC, IZ, Apta Regional, Cati e Defesa Agropecuária estarão com estande no recinto para atender aos produtores e visitantes
Os dados estão disponíveis no Agro Mensal, relatório divulgado pela Consultoria Agro do Itaú BBA
O oeste baiano ultrapassou Minas Gerais e tornou-se o maior polo de irrigação por pivôs centrais no Brasil, com 2,2 milhões de hectares irrigados.