O AGRONEGÓCIO MAIS PERTO DE VOCÊ

Nutrição e biosseguridade das granjas são ferramentas aliadas na busca pela redução do uso de antibióticos

Na avicultura de corte essas ferramentas são usadas antes mesmo de incubar o ovo, a partir da maior atenção com as matrizes
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Áudio

A busca pela redução do uso de antibióticos nos sistemas de produção das granjas brasileiras está cada vez mais forte. Tanto que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) já proibiu diversas moléculas e, portanto, o desafio das indústrias de insumos é desenvolver alternativas viáveis a essas moléculas. Nesta busca, as granjas tem usado como ferramentas aliadas a nutrição e a biosseguridade, bem como o controle sanitário, a fim de melhorar o desempenho dos animais.

Antes de mais nada vale esclarecer que na avicultura de corte essas ferramentas são usadas antes mesmo de incubar o ovo. Haja vista a atenção com as matrizes, que, obviamente, requerem uma necessidade nutricional à parte e que será refletida no desempenho dos pintinhos. Afinal, a qualidade e segurança dos alimentos são responsáveis por aves saudáveis e livres de contaminação.

Sobretudo, a prioridade em todas as granjas deve ser a prevenção de doenças e de qualquer contaminação por microorganismos patogênicos. Bem como o fornecimento do aporte necessário de vitaminas, aminoácidos e minerais que as aves necessitam para ter uma boa resposta imune. Somente desta maneira, o organismo dos animais será fortalecido o suficiente para enfrentar os desafios do início da vida produtiva dos pintinhos de corte.

Nutrição

De acordo com especialistas, na hora de formular a dieta das matrizes precisa é preciso levar em conta a genética de frangos de corte. Ou seja, aos exemplares que apresentam melhor aptidão para ganho de massa muscular, mas não podem ganhar muito peso. Neste sentido, é aconselhável uma alimentação com níveis adequados de energia e proteína visando a reprodução. Do mesmo modo, é necessário atenção a qualidade dos ingredientes da ração.

Inegavelmente, é necessário a implantação nas granjas de uma biosseguridade robusta, como forma de impedir a entrada de microorganismos. Há diferentes formas de contaminação. Pode acontecer via insumos e ração. Por isso, é necessário estabelecer um programa de monitoramento de fungos e Salmonella, entre outros, tanto na granja quanto na fábrica de ração.

Por fim, vale frisar que o manejo preventivo das matrizes leva em consideração três pilares:. São eles: ambiência, nutrição e manejo. Neste sentido, a ambiência significa ter ambiente menos estressante, com temperatura, umidade, água e ração ideal para cada fase e também higienização de todas as instalações. Tanto a resposta imune quanto a contaminação por microorganismos são passadas das matrizes para os ovos incubáveis, e, consequentemente, podem ser transmitidas para os pintinhos. Sem dúvidas, o desenvolvimento dos frangos de corte é muito rápido e, da mesma forma, as exigências nutricionais se alteram com frequência. Por isso, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista que identifique essas necessidades com maior precisão.

Crédito da foto: Divulgação/Pexels