Search
Close this search box.

Nacional Virtual é realizada por criadores de Simental e Simbrasil

23 de outubro de 2022

Evento Nacional das Raças Simental e Simbrasil terá exposição de animais pelo Youtube e leilão baby fechando o ano com integração de todos os criadores brasileiros das raças
Compartilhe no WhatsApp
Nacional Virtual é realizada por criadores de Simental e Simbrasil
Modelo virtual, é o único que realmente possibilita a participação de todos os criadores do Brasil – Foto: DIvulgação

Será realizada em novembro, a 29ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil e a 3ª Exposição Nacional de Gado Simlandês. Sucesso em 2021, o modelo virtual, é o único que realmente possibilita a participação de todos os criadores do Brasil, podendo genuinamente, ser chamado de “nacional”.  A realização será da Associação Brasileira dos Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) nos dias 14 a 19.

Nesse formato, podem aderir criadores de todos os Estados, inclusive aqueles que com barreiras sanitárias, que impedem o transporte; como também criadores que estão em regiões mais afastadas de centros onde ocorrem os eventos físicos. Além de selecionadores tradicionais, o modelo virtual motiva também criadores de menor porte ou ainda os que estão iniciando seu rebanho.

“É uma exposição que reúne toda a qualidade e representatividade da raça existente no Brasil”, avalia o presidente da ABCRSS Bernardo Vasconcellos. “A nacional virtual foi uma inovação que integrou, definitivamente, os selecionadores de Simental, Simbrasil e Simlandês de norte a sul do Brasil”, completa sobre a importância da continuidade neste formato.

O julgamento da nacional virtual também é interativo. Além do jurado oficial, os técnicos da raça, criadores e demais interessados podem inscrever-se no site da associação para fazer a avaliação dos animais. “Desta forma também incentivamos o conhecimento técnico, pois ao fazer o seu julgamento, os interessados dedicam-se a analisar os animais, avaliar suas características e escolher os melhores”, comenta Vasconcellos.

Implantado pela entidade, o modelo avaliação global de julgamento, permite que além dos vídeos, os criadores tenham acesso aos demais dados dos animais para embasarem tecnicamente suas escolhas. “Fazer o julgamento é uma etapa trabalhosa, mas extremamente prazerosa para os amantes da pecuária”, comenta o presidente. A exposição nacional divide-se em quatro grandes campeonatos: simental corte, simental leite, simbrasil e simlandês.

Programação da Nacional

A programação do evento é bem completa, com conversas técnicas (dias 14 e 15 de novembro) e apresentação de animais e resultados (16 e 17 de novembro). No dia 19 de novembro, na capital paulista, os criadores reúnem-se para a etapa final da Nacional com entrega de prêmios e leilão. No sábado, 19 de novembro será realizada a 3ª edição do Leilão Baby com oferta de novilhas e bezerras, que representam a nata da seleção dos criadores. O Leilão é organizado pela Nova Leilões com transmissão pelo Canal Terra Viva.

Para inscrições de animais, inscrições como jurado ou mais informações entre em contato com a associação pelo whatsapp (28) 98814-4024, site ou pelo email simental@simentalsimbrasil.org.br

Fonte: Assessoria

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Mapa planeja apresentar um estudo à Organização Mundial de Saúde Animal para reconhecimento internacional dos estados envolvidos como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Além das ensacadoras, o governo também entregou um silo à Prefeitura de Nova Venécia.
A produção brasileira de sêmen bovino (raças de corte e de leite) em 2023 foi de 19,431 milhões de doses, recuo de 22% ante os 24,757 milhões de doses do ano de 2022.
Uma recente diretiva da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em dezembro de 2023, além das fórmulas infantis, permite o consumo de leite de vacas pasteurizado por bebês a partir dos seis meses de idade