Acompanhando uma tendência mundial em todos os setores, a mulher do agro vem ganhando espaço e ocupando postos estratégicos. A brasileira Vanusia Nogueira e integrante do comitê do café da Sociedade Rural Brasileira (SRB), também presidida por uma mulher, Teresa Vendramini, foi eleita diretora executiva da OIC (Organização Internacional do Café).
Trata-se do principal organismo intergovernamental, que congrega países exportadores e importadores do grão. A decisão foi tomada pelas nações membros durante a Sessão do Conselho Internacional do Café, realizada em 9 de fevereiro, na capital Inglesa, Londres.
Mineira e neta de produtores de café, há 25 anos Vanusia é diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), período em que promoveu os cafés do Brasil pelo mundo, abrindo novos mercados e contribuindo para a imagem do grão brasileiro.
Em parceria com a ApexBrasil, também liderou em 2008 o projeto “Brazil The Coffee Nation”, programa criado para promover o café brasileiro no mercado externo. Vanusia teve papel estratégico na adoção de ações de marketing.
A Sociedade Rural Brasileira parabenizou a “amiga” Vanusia Nogueira por mais essa conquista, sendo a primeira mulher a dirigir a OIC. “Estou certa que ela fará um brilhante trabalho, dando novo direcionamento à cafeicultura global”, congratulou a presidente da SRB, Teresa Vendramini.
Fonte: SRB
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil