Mulher do agro brasileiro brilha no exterior

18 de fevereiro de 2022

A brasileira do agro, Vanusia Nogueira é a nova dirigente da Organização Internacional do Café (OIC), após decisão do conselho do órgão, na semana passada
Compartilhe no WhatsApp
Mulheres do agro brasileiro brilham no exterior

Acompanhando uma tendência mundial em todos os setores, a mulher do agro vem ganhando espaço e ocupando postos estratégicos. A brasileira Vanusia Nogueira e integrante do comitê do café da Sociedade Rural Brasileira (SRB), também presidida por uma mulher, Teresa Vendramini, foi eleita diretora executiva da OIC (Organização Internacional do Café).

Trata-se do principal organismo intergovernamental, que congrega países exportadores e importadores do grão. A decisão foi tomada pelas nações membros durante a Sessão do Conselho Internacional do Café, realizada em 9 de fevereiro, na capital Inglesa, Londres.

Mineira e neta de produtores de café, há 25 anos Vanusia é diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), período em que promoveu os cafés do Brasil pelo mundo, abrindo novos mercados e contribuindo para a imagem do grão brasileiro.

Em parceria com a ApexBrasil, também liderou em 2008 o projeto “Brazil The Coffee Nation”, programa criado para promover o café brasileiro no mercado externo. Vanusia teve papel estratégico na adoção de ações de marketing.

A Sociedade Rural Brasileira parabenizou a “amiga” Vanusia Nogueira por mais essa conquista, sendo a primeira mulher a dirigir a OIC. “Estou certa que ela fará um brilhante trabalho, dando novo direcionamento à cafeicultura global”, congratulou a presidente da SRB, Teresa Vendramini.

Fonte: SRB

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A rodada técnica é um projeto-piloto inovador, que atendeu aos núcleos de atuação do instituto e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), alcançando um público estimado de cerca de 600 pessoas.
A colheita da safra 2024/25 de soja está próxima do fim e aumenta a oferta do grão no mercado nacional. Com isso, o ritmo de negociações no Brasil se intensificou nas últimas semanas, segundo pesquisadores do Cepea.
As tarifas dos EUA sobre o transporte marítimo geram preocupação no setor de biocombustíveis. Especialistas alertam que as regras podem aumentar os custos e prejudicar as exportações de etanol e produtos agrícolas. A China pode recorrer a outros fornecedores, agravando o impacto no comércio com os EUA.
Prejuízo dos exportadores com armazenagem adicional, detentions, pré-stacking e antecipação de gates foi de R$ 8,9 milhões no mês passado