Missão japonesa avalia o controle da gripe aviária no Brasil

4 de março de 2024

Agora, o governo japonês deve enviar um relatório informando como ficará a importação
Compartilhe no WhatsApp
Missão japonesa avalia o controle da gripe aviária no Brasil

A missão do Japão foi finalizada na sede da Superintendência de Agricultura e Pecuária de São Paulo (SFA-SP), que teve como objetivo avaliar o controle do Brasil sobre a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, mais conhecida como gripe aviária.

Após o fim da missão que ocorreu na última sexta-feira (1º), o governo japonês deve enviar um relatório às autoridades brasileiras informando se manterá a importação de material genético avícola e de carne de frango e de ovos de consumo de municípios não atingidos pela doença no caso de sua ocorrência em granjas comerciais ou se é necessário algum ajuste no controle sanitário.

Apenas quatro países não apresentaram gripe aviária em granjas comerciais, o Brasil é um deles. A Defesa Sanitária brasileira, sincronizada nas esferas federal, estadual e municipal, conseguiu manter o território livre da doença e com uma produção segura.

O painel para consulta de casos de gripe aviária do Mapa apontou que 155 focos com resultados laboratoriais positivos no Brasil: 152 em aves migratórias e três em aves de subsistência. Desde janeiro de 2022, 2.756 investigações foram realizadas pelo Mapa e atualmente nove investigações estão em andamento.

Por Capital News

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Cuidado com bezerras impacta positivamente a produtividade na idade adulta  
Representantes dos países confirmados se reuniram com a ABCS, em formato online, para debater detalhes e estratégias da agenda, no dia 27 de março, no Brasil
Processo liderado pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack e Embrapa Gado de Leite busca melhorar exemplares da raça em aspectos como tolerância ao calor
Com entrada gratuita, evento reunirá os melhores exemplares da raça nas modalidades de Halter e Performance