A missão do Japão foi finalizada na sede da Superintendência de Agricultura e Pecuária de São Paulo (SFA-SP), que teve como objetivo avaliar o controle do Brasil sobre a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, mais conhecida como gripe aviária.
Após o fim da missão que ocorreu na última sexta-feira (1º), o governo japonês deve enviar um relatório às autoridades brasileiras informando se manterá a importação de material genético avícola e de carne de frango e de ovos de consumo de municípios não atingidos pela doença no caso de sua ocorrência em granjas comerciais ou se é necessário algum ajuste no controle sanitário.
Apenas quatro países não apresentaram gripe aviária em granjas comerciais, o Brasil é um deles. A Defesa Sanitária brasileira, sincronizada nas esferas federal, estadual e municipal, conseguiu manter o território livre da doença e com uma produção segura.
O painel para consulta de casos de gripe aviária do Mapa apontou que 155 focos com resultados laboratoriais positivos no Brasil: 152 em aves migratórias e três em aves de subsistência. Desde janeiro de 2022, 2.756 investigações foram realizadas pelo Mapa e atualmente nove investigações estão em andamento.
Por Capital News
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil