Search
Close this search box.

Milho vai mesmo ser recorde: E O PREÇO?

11 de julho de 2023

Se Conab estiver certa, haverá sobra de 7 milhões de toneladas de milho no Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Milho vai mesmo ser recorde: E O PREÇO?

Começa a se confirmar a produção recorde da safra brasileira, a medida em que o Brasil começa a colher sua segunda safra de milho da temporada 22/23. “Para a CONAB, vamos colher cerca de 96,91 milhões de toneladas (MT), enquanto para algumas consultorias particulares pode chegar a 102,95 milhões de toneladas”, apontam a Consultoria TF Agroeconômica.

Os números desse ano representam aumento de 11,02 MT, ou 12,83% sob o ponto de vista oficial, enquanto sob o ponto de vista particular superam em 17,06 MT, ou 19,86%, os 85,89 MT colhidas oficialmente na temporada passada, lembram os especialistas. “De qualquer maneira, é um aumento muito significativo, que permite ao Brasil (55 MT) ultrapassar os EUA (53,5 MT) na exportação de grãos ao mundo, pela primeira vez na história”, ressaltam. 

O mais importante, porém, é o crescimento das disponibilidades, tanto internas (+300 mil tons) quanto externas (+1,10 milhão de toneladas), que deverão pressionar as cotações do milho nos próximos meses, alerta a equipe liderada pelo analista sênior da TF, Luiz Carlos Pacheco.

Como isso mexe no preço do Milho ?

De acordo com a Consultoria Agroeconômica, o Brasil precisa exportar 6,42 MT/mês no segundo semestre para cumprir a meta da Conab: “Lembramos que o objetivo da Conab é de 48 MT, embora o USDA estime uma exportação brasileira de milho de 55 MT, maior, inclusive que a dos EUA. Segundo a apuração da ANEC (Associação Nacional dos Exportadores de Cereal), o Brasil exportou um total de 15,884 milhões e tonelada no primeiro semestre de 2023 e precisará exportar uma média de 6,42 MT para atingir a meta de 48 MT da Conab”. 

“Para atingir a meta estimada pelo USDA o Brasil precisará embarcar 6,52 MT mensalmente. Importante frisar que, se a estimativa da Conab estiver correta, haverá uma sobra de 7,0 milhões de toneladas no Brasil, que deverão manter os preços muito pressionados”, concluem. 

Por Agrolink

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Colmeias podem fornecer uma colheita de aproximadamente 50 kg de mel em dois meses durante a floração de soja. Fora das lavouras, colheita de mel é estimada em 19 kg por ano.
Dados mostram que serão produzidos 193,15 mil litros, abaixo do recorde de 580,22 mil litros do período anterior
Safra total de milho foi estimada em 114,14 milhões de toneladas, um acréscimo de 2,5 milhões de toneladas em relação ao previsto no mês passado; área plantada deve crescer 1% e produtividade deve avançar 1,2%
Essa parceria confirma a missão do AgroApp que é levar informações de qualidade para o produtor rural e profissional do campo.