Search
Close this search box.

México publica decreto que suspende tarifas de importação para carne de frango

19 de maio de 2022

As tarifas para a importação de carne de frango foram suspensas pelo México para países que tenham estabelecimentos habilitados a exportar o produto
Compartilhe no WhatsApp
México publica decreto que suspende tarifas de importação para carne de frango
A abertura do mercado mexicano contempla diversos produtos de aves e vigorará pelo prazo de 01 ano – Foto: Divulgação/ABPA

Publicado no dia 16 de maio, pela Presidência da República do México, um Decreto que suspende as tarifas para a importação de carne de frango para nações que tenham estabelecimentos habilitados a exportar o produto para aquele país. A medida é válida para países que, como o Brasil, tenham constituído acordo sanitário com as autoridades mexicanas.

A abertura do mercado contempla diversos produtos de aves e vigorará pelo prazo de 01 ano. Não há, desta vez, o estabelecimento de cotas, como tem ocorrido nos últimos anos com as importações provenientes do Brasil.

Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, os exportadores brasileiros de carne de frango têm aumentado sua relevância entre os parceiros pela segurança alimentar do México.  Com o anúncio feito pelo governo, espera-se que o país reforce esta posição. “O Brasil tem complementado a demanda mexicana por carne de frango, colaborando com a indústria local, como em outras oportunidades.  Neste contexto, é esperado que nosso país possa aumentar os volumes para este destino”, analisa Santin.

México é oitavo maior importador de carne de frango

Segundo os dados da ABPA, o México é o atual oitavo maior importador de carne de frango do Brasil.  Entre janeiro e abril, o país importou 58,5 mil toneladas, número 128,6% em relação ao mesmo período de 2021, com 25,6 mil toneladas.

Paraná: principal exportador de frango

O Paraná, principal exportador de frango, comemorou a decisão. O estado responde por 42% das exportações de frango do Brasil para o mercado mexicano, de acordo com dados da ABPA. “Temos várias plantas industriais habilitadas para exportar para o México”, destaca Irineo da Costa Rodrigues, presidente do Sindiavipar, o sindicato que reúne os abatedouros paranaenses de aves. “Essa isenção vem numa hora muito boa. Vai potencializar nossas exportações”, comemora Rodrigues.

Fonte: ABPA, Gazeta do Povo

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Números levam em conta tanto produtos para consumo direto, quanto de ovos incubados para criação de frangos de corte
Volume mensal é o melhor registrado em 2024; queda comparativa resulta de comportamento atípico em março de 2023
Por meio da instalação de biodigestores que transformam metano em energia, produtores integrados reduzem em 60% a conta de luz – e desenvolvem fonte alternativa de renda
Exportações agrícolas para o país somaram cerca de US$ 137 milhões