Search
Close this search box.

Mapa e União Europeia discutem o fortalecimento de iniciativas focadas na economia de baixo carbono

19 de março de 2023

MAPA e membros da Comissão Europeia estiveram reunidos nessa terça-feira (14)
Compartilhe no WhatsApp
Mapa e União Europeia discutem o fortalecimento de iniciativas focadas na economia de baixo carbono

Membros da Comissão Europeia estiveram reunidos nessa terça-feira (14) com representantes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDI/Mapa) para conhecer as iniciativas, inovações e tecnologias sustentáveis já utilizadas na agropecuária brasileira (Programa ABC+) e discutir possíveis parcerias.

Baixo carbono

A Comissão Europeia apresentou a iniciativa AL-INVEST Verde, um programa financiado pela União Europeia (UE) para promover o crescimento sustentável da América Latina, apoiando a transição para uma economia de baixo carbono. Para o Brasil, foi colocada a possibilidade de parceria em três componentes para cadeias específicas livres de desmatamento, sendo: apoio a pequenas e médias empresas; apoio a projetos de assistência técnica de instituições públicas; e o fomento para agregação de valor, principalmente mentorias, sobre propriedade intelectual (marcas coletivas e indicações geográficas) para pequenos e médios produtores.

No encontro também foi discutida a necessidade de aprofundar o tema sobre a produção sustentável nacional, incluindo a possibilidade de geração de mercados de alto valor agregado para produtos que tenham origem em sistemas que produzem e preservam simultaneamente.

Pelo MAPA participaram da reunião a chefe de gabinete da SDI Lizane Ferreira, a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros), Sibelle Silva; o diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária (Diagro), Alessandro Cruvinel, o diretor do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas (Deflo), Pedro Neto.

Pela Comissão Europeia, estiveram presentes o chefe de Cooperação da Delegação Bojan Grlas, o chefe de Cooperação da Delegação da UE no Brasil, Stefan Agne, o oficial de Comércio da Delegação da UE no Brasil, Miguel Castro, a diretora-geral da AL-INVEST Verde, Ingrid Jenezova, entre outros.

Por MAPA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.
O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior
Programas de destaque incluem “Vivenciando a Prática”, que já mostrou realidade do agronegócio a mais de 30 mil estudantes e professores, e a Agroteca Digital
O estudo foi realizado pela HR Tech Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas presente em cerca de 40 países, responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil.