Search
Close this search box.

Maiores produtoras de tilápia de Minas estão no sul do estado

7 de outubro de 2022

Entre 2020 e 2021, a criação de tilápia cresceu 11% em Minas, fazendo do estado um importante polo da piscicultura
Compartilhe no WhatsApp
Maiores produtoras de tilápia de Minas estão no sul do estado
Apenas em 2020, Minas Gerais produziu 44.300 toneladas de tilápias – Foto: Reprodução/EPTV

Entre as 10 maiores produtores de tilápia de Minas Gerais, três cidades estão no sul do estado: Guapé, Alfenas e Carmo do Rio Claro. Entre 2020 e 2021, a criação de tilápias no estado cresceu 11%. Só em Alfenas, há 40 piscicultores que dependem da pesca. O trabalho é totalmente familiar e gera em torno de 600 empregos diretos e indiretos. A cidade aparece em 5º lugar no ranking de maiores produtoras.

Principais criadores de tilápia de Minas Gerais:

  1. Morada Nova de Minas
  2. Guapé
  3. Araguari
  4. Indianápolis
  5. Alfenas
  6. Tupaciguara
  7. Felixlândia
  8. Carmo do Rio Claro
  9. São Gonçalo do Abaeté
  10. Pedrinópolis

Segundo a Associação Brasileira de Pisciculturas, em 2020, Minas Gerais produziu 44.300 toneladas de tilápias. Já no ano passado, a produção aumentou para 49.100 toneladas, um crescimento de 11%.

“Cada dia 10 quilos de peixe de cultivo que se consome, seis quilos são de tilápia. Essa é uma tendência que se observou nos últimos 10 anos, vai continuar até o final da década, a expectativa é que até o final dessa década, represente 78% de tudo que se cultive aqui no Brasil”, disse o presidente executivo da Associação Brasileira de Piscicultura, Francisco Medeiros.

A tilápia está no cardápio de praticamente todos os restaurantes que ficam na beira do Lago de Furnas. Boa parte da tilápia consumida em Fama, por exemplo, vem de Alfenas. “Ela é saborosa mesmo de natureza, e é um peixe fácil de tirar os espinhos e aqui da represa é um peixe que chega mais rápido nos estabelecimentos e chega fresquinho”, disse o comerciante João Luiz de Souza.

Pensando no futuro e no desenvolvimento do setor, a Casa de Apoio ao Pescador e Piscicultor de Alfenas diz que a ideia é criar uma cooperativa para fortalecer a produção dos piscicultores. “É uma classe que precise ser vista com bons olhos do governo, tanto municipal, estadual e federal e elas têm sim que er um incentivo que facilite eles trabalharem”, disse o coordenador da associação, Matheus Oliveira.

Fonte: G1

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Distribuição dos peixes visa reforçar a atividade pesqueira e o sustento das comunidades
Pioneira entre as Cooperativas no sistema integrado de peixes, a Copacol é uma referência neste segmento.
Comissão Nacional de Aquicultura da entidade abordou o tema em reunião, na quinta (19)