Search
Close this search box.

Maçãs mais saborosas na mesa dos brasileiros

27 de outubro de 2023

As maçãs que estão chegando aos supermercados brasileiros nesta estação têm uma característica marcante: o sabor.
Compartilhe no WhatsApp
Maçãs mais saborosas na mesa dos brasileiros

Maçãs desta safra estão ainda mais doces e vermelhos devido a uma combinação favorável de condições climáticas, de alta amplitude térmica na fase final de formação dos frutos, com variações de calor intenso e frio, e um fim de ciclo de colheita encerrado antes do período de chuvas.

Esse sabor mais adocicado é característico da maçã brasileira. Na comparação com as importadas, a nossa fruta se destaca pela maior concentração em graus brix, índice que mede a doçura do fruto, que fica bastante destacada por níveis equilibrados de acidez — muito pela incidência de sol nos pomares. Essa conjunção costuma agradar o público interno, que é responsável por mais de 90% do consumo do que é produzido aqui. Os outros 10% são enviados para países como Índia e Bangladesh, entre outros mais de 30 destinos no Oriente Médio, na União Europeia, Reino Unido, Ásia e na própria América Latina.

Produção de maçãs concentrada no Sul do País

A produção está muito concentrada no Sul, sobretudo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Atualmente, a maioria dos pomares fica nas cidades catarinenses de Fraiburgo e São Joaquim, e no município gaúcho de Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra. Na safra finalizada em maio, o RS respondeu por 54% do volume produzido, com o restante em SC.

Toda essa atividade, claro, movimenta muito a economia dessas regiões. Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), no país hoje há cerca de 33 mil hectares de pomares, com uma produção anual próxima a 1,35 milhões de toneladas. Este é um mercado que movimenta mais de R$ 7 bilhões anualmente e gera mais de 150 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com o IBGE, a maçã é a terceira fruta mais consumida no Brasil. E a cada dez unidades comercializadas por aqui, nove são nacionais — um cenário bem diferente do que tínhamos 40 anos atrás, antes de iniciarmos os trabalhos de fomento do setor. As tecnologias de armazenamento em câmaras frias, também garantem disponibilidade o ano todo.

Com o empenho de milhares de produtores e de toda a rede de beneficiamento, a maçã brasileira vem crescendo e é cada vez mais competitiva, reconhecida e gostosa — como mostram os frutos hoje disponíveis nos mercados para o consumidor. Um grande motivo para o país celebrar e saborear.

Por Moisés Lopes de Albuquerque – Diretor-Executivo ABPM

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Estudo conduzido pela Agro Valley, governança de inovação do agronegócio da região, revela impactos econômicos do setor
Região completa 6 meses sem chuva considerável para os cafezais
Iniciativa entre MDA e GIZ promove uso sustentável da biodiversidade e fortalece cadeias de valor para agricultores familiares
No entanto, a tecnologia de gestão ainda é pouco explorada pelos produtores