Search
Close this search box.

IZ promove treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose, doenças graves que acometem o gado

27 de maio de 2024

Inscrições estão abertas e vão até 03 de junho; participe
Compartilhe no WhatsApp
IZ promove treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose, doenças graves que acometem o gado

O Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará, entre os dias 03 e 07 de Junho, o “Treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose animal e de noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis”. O evento, coordenado pelos pesquisadores Weber Vilas Bôas Soares, diretor do CPD Bovinos Leiteiros do IZ, e Vera Cláudia Lorenzetti Magalhães e Adriana Hellmeister Romaldini, do Instituto Biológico (IB-Apta), tem por objetivo capacitar e habilitar médicos veterinários junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para o diagnóstico de brucelose, tuberculose e das encefalopatias espongiformes transmissíveis, segundo normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT/MAPA).

Responsável pela queda no desempenho produtivo dos animais, a tuberculose pode levar o animal a óbito, sendo que, quando a doença é identificada, existe a obrigatoriedade do sacrifício dos indivíduos acometidos e condenação de carcaça no abate. Já a brucelose pode causar abortos, nascimentos prematuros, esterilidade e baixa produção de leite, prejudicando os índices produtivos. As duas doenças são consideradas zoonoses importantes que podem ser transmitidas aos humanos, afetando a saúde pública. A brucelose pode provocar aborto em mulheres gestantes, enquanto a tuberculose causa fraqueza, emagrecimento e, em alguns casos, pode levar a óbito.

Visando a erradicação destas doenças, o MAPA criou, em 2001, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Apenas profissionais aprovados em cursos de treinamento previamente reconhecidos pelo Ministério podem atuar junto ao programa de certificação de propriedades livres das enfermidades.

A capacitação também inclui o treinamento dos profissionais no reconhecimento e coleta de material adequado para o diagnóstico das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs), dentre as quais, a chamada “Doença da Vaca Louca”.

O treinamento abordará conceitos de tuberculose e brucelose bovina e bubalina, propriedades dos testes de diagnóstico e sua aplicação em função da situação epidemiológica, encefalopatias espongiformes transmissíveis e normas e procedimentos do PNCEBT. Também serão realizadas práticas de coleta de sangue e tuberculinização, diagnóstico laboratorial de brucelose e prática de encefalopatias espongiformes transmissíveis (coleta de material).

Serviço

Treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose animal e de noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis

Data: 03 a 07 de junho de 2024, das 08 às 18h

Local: Instituto de Zootecnia – Centro de Pesquisa de Bovinos Leiteiros

(Rodovia Luiz de Queiroz, Km 123, s/n – Bairro da Lagoa, Americana-SP)

Inscrições: até 03 de junho

Investimento: R$1500,00

Por: Notícias Agrícolas

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O evento será realizado entre os dias 23 e 24 de outubro e fará parte da programação oficial da 2ª ExpoLeite em Uberaba 
O mundo todo celebra o ovo na segunda sexta-feira do mês de outubro. Entenda o porquê
Instituição financeira passará a considerar a cotação apurada pela consultoria de mercado Datagro
Receita dos embarques para exportações aumentou 15,9% e registrou o segundo melhor resultado da história