Search
Close this search box.

Inteligência Artificial transforma pecuária com alta tecnologia

20 de março de 2023

Inteligência Artificial transforma a pecuária com alta tecnologia Produtores poderão monitorar a saúde e o comportamento do gado, incluindo a detecção de doenças, problemas de reprodução e estresse.
Compartilhe no WhatsApp
Inteligência Artificial transforma pecuária com alta tecnologia

A Inteligência Artificial (IA) tem impactado de maneira significativa a atividade pecuária ao trazer diversas inovações e benefícios. Embora seja relativamente nova, a tendência de crescimento da IA é alta, impulsionada pelo aumento da demanda por produtos de origem animal de alta qualidade e sustentáveis.

Segundo o CEO da MadeinWeb, Vinicius Gallafrio, estas práticas de IA têm sido cada mais usadas. “A adoção de IA no setor é mais comum em países desenvolvidos, onde há mais recursos disponíveis para investimentos em tecnologia. Porém, mesmo em países em desenvolvimento, os produtores de gado estão começando a entender o potencial da IA para melhorar a eficiência e a produtividade da atividade pecuária. Aos poucos, percebemos a tecnologia fazendo parte das dinâmicas da fazenda”, explicou o executivo. A empresa é provedora de TI e transformação digital.

Inteligência artificial no monitoramento da saúde e comportamento do rebanho

Por intermédio da Inteligência Artificial, produtores podem monitorar a saúde e o comportamento do gado, incluindo a detecção de doenças, problemas de reprodução e estresse. Isso é feito através de sensores, como coleiras inteligentes e câmeras, que coletam dados sobre o comportamento do animal. Além disso, pode contribuir para oferecer uma alimentação mais precisa, com base em suas necessidades individuais.

As infestações de pragas, como moscas, carrapatos e vermes, que podem afetar gravemente a saúde dos animais, também podem ser controladas de maneira simples. Os sensores inteligentes detectam a presença dos seres e sistemas automatizados  aplicam pesticidas de forma precisa.

A Internet das Coisas

De acordo com o CEO da MadeinWeb, existem várias novidades e aportes tecnológicos que estão impactando a pecuária e trazendo benefícios significativos para o setor. A Internet das coisas (IoT) é uma delas.

A IoT permite que os produtores de gado coletem dados em tempo real sobre a saúde e o comportamento dos animais, por meio de sensores inteligentes e dispositivos conectados. Isso permite um monitoramento mais preciso e eficiente, facilitando a detecção de problemas e melhorando a tomada de decisão.

A robótica também tem papel importante, pois permite a automação de tarefas repetitivas e perigosas, como a limpeza dos estábulos e o transporte de alimentos, reduzindo tempo e o custo da mão de obra, além de melhorar a segurança dos trabalhadores.

Por fim, o blockchain, tecnologia que comporta a criação de registros digitais seguros e descentralizados, permite a rastreabilidade do produto final, o que garante a segurança alimentar e aumenta a confiança do consumidor.

Fonte: Terra

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Gigante de máquinas justifica aporte dizendo ter interesse em tecnologias que ajudem seus clientes a ter margens maiores
Um estudo recente realizado pela consultoria Agrifatto analisou a evolução da produtividade na pecuária brasileira ao longo dos últimos anos.
Mineira Alto da Serra apresenta crescimento contínuo com suporte do software Ideagri e figura entre as principais propriedades leiteiras no RÚMIScore
Sol e AMPA fecham parceria para construir 123 torres com 4G e cobrir 1,2 milhão de hectares