Search
Close this search box.

Inovação na educação pauta startups apoiadas por edital da Sict

19 de abril de 2023

iniciativas receberam aporte do programa Startup Lab para exporem na Gramado Summit
Compartilhe no WhatsApp
Inovação na educação pauta startups apoiadas por edital da Sict

Com foco em inovação na educação do agro e na robótica, respectivamente, as startups AgroTeams – Escola do Campo e Lógica para Todos figuraram entre as 10 selecionadas, via edital Startup Lab 01/2023, para expor na Gramado Summit, evento que ocorreu de 12 a 14 de abril no Serra Park, em Gramado. A temática da educação é não só prioritária para a atual gestão do governo gaúcho, como aparece, também, no Planejamento Estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) para o período 2023-2026.

O aporte financeiro proporcionado pela Sict cobriu a taxa inscrição de cada uma das participantes e a quantia referente à reserva do espaço para exposição, oportunizando a conexão das startups com agentes do ecossistema de inovação. As selecionadas tiveram, ainda, oportunidade de fazer um pitch sobre seus empreendimentos na sexta-feira, 14, no estande do governo na Gramado Summit.

image 2
Equipe da AgroTeams – Maria Clara Maciel, estagiária, Valentina Pavão e Ana Luiza Schultz, sócio-fundadoras. – Foto: Cândida Schaedler

AgroTeams – Escola do Campo

Criada há um ano e meio em Santana do Livramento, a startup AgroTeams objetiva conectar a inovação e a tradição no campo. As fundadoras, a zootecnista Ana Luiza Schultz, 28 anos, e a médica veterinária Valentina Pavão, 31, entendem que os principais desafios enfrentados pelo setor do agro, como o êxodo rural e problemas de desengajamento e de turnover, são resolvidos de forma mais eficaz se trabalhados a partir da gestão de pessoas. “A gente acredita que é muito o conhecimento que vai fazer a diferença no campo”, afirmou Ana Luiza.

Através de uma metodologia cocriada com participação dos próprios clientes, a empresa busca a profissionalização e o desenvolvimento de uma liderança transformadora nas pessoas que trabalham no campo, a fim de tornar o agro mais sustentável. A formação é composta por quatro pilares, em uma jornada de quatro meses de duração. Fazem parte do corpo técnico ao menos 10 professores parceiros.

O objetivo na Gramado Summit foi aumentar a rede de contatos e divulgar a iniciativa. “O nosso objetivo é que as pessoas conheçam nosso trabalho. Queremos fazer networking e captar parceiros para construir algo para desenvolver as regiões”, contou Valentina.

Lógica para Todos

Criada na cidade de Farroupilha, em 2019, a Lógica para Todos é uma desenvolvedora de soluções e tecnologias educacionais focada no ensino de robótica e programação para crianças e adolescentes. O fundador da empresa, Bruno Nunes Silva, de 21 anos, teve a oportunidade de aprender robótica e programação ainda na escola e quis proporcionar uma experiência semelhantes a outros estudantes.

A startup oferece oficinas, aulas e treinamentos de robótica e programação para escolas, buscando trabalhar o raciocínio lógico, a criatividade e aspectos socioemocionais nos estudantes, através de atividades envolvendo a divisão de tarefas e o trabalho em equipe. “A educação é essencial para a formação de alunos protagonistas”, destacou Bruno.

Desde 2019, mais de 800 alunos foram impactados pelo trabalho da Lógica para Todos. A Gramado Summit foi o primeiro evento em que participaram como expositores. “As possibilidades de crescimento são bem gratificantes”, ressaltou. 

Por Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Em 2022, quando a Guerra na Ucrânia começou, houve um salto de 188% nas exportações de fertilizantes de Israel ao Brasil
Para Arnaldo Jardim, tendência é a ampliação das possibilidades do produto
Esse fenômeno tem gerado impactos positivos no desenvolvimento de municípios do Piauí que, anteriormente, apresentavam indicadores econômicos mais modestos, transformando suas realidades.
Ambiente de negócios aponta para encurtamento das escalas de abate, o que pode levar ao maior apetite de compra