Search
Close this search box.

IBGE: 2022 com queda na produção total brasileira de leite

26 de setembro de 2023

A produção passou por um recuo de 1,6% em relação ao produzido no ano anterior
Compartilhe no WhatsApp
IBGE 2022 com queda na produção total brasileira de leite

Na última quinta-feira (21/09), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), trazendo dados da produção brasileira no ano de 2022. Com uma produção total de 34,6 bilhões de litros de leite, no último ano a produção passou por um recuo de 1,6% em relação ao produzido no ano anterior, como mostra o gráfico a seguir.

Gráfico 1. Evolução da produção brasileira de leite.

Evolução da produção brasileira de leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado em com base em dados do IBGE.

Sobre as regiões brasileiras, o Sul se manteve pelo segundo ano consecutivo sendo a maior região produtora do Brasil, representando cerca de 33,79% de todo o leite produzido no país, porém, a diferença com a região Sudeste se manteve ainda bem pequena, com o Sudeste representando aproximadamente 33,57% da produção nacional de leite. Importante ressaltar que ambas as regiões passaram por pequenas quedas em suas participações, mas, a queda observada para a região Sudeste foi superior ao observado para a região Sul (-0,29 p.p. e -0,09 p.p., respectivamente).

A região Nordeste seguiu sendo a única a obter crescimento percentual em sua participação, que para o ano de 2022 ficou em 16,54% (+0,83 p.p.), configurando a terceira maior região na produção de leite. As regiões do Centro-Oeste e Norte também passaram por sutis recuos, obtendo agora uma participação de 11,02% e 5,08%, respectivamente, como mostra o gráfico 2.

Gráfico 2. Participação na produção total nacional em 2022 – por região.

Participação na produção total nacional em 2022 - por região.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado em com base em dados do IBGE.

Em relação a produção estadual, Minas Gerais seguiu sendo o maior estado produtor de leite, com uma produção em torno de 9,36 bilhões de litros no último ano, representando cerca de 27,1% da produção brasileira, como pode ser observado no gráfico a seguir. No segundo lugar, se manteve o estado do Paraná, que passou por um crescimento em sua produção de 1,3%, com 4,47 bilhões de litros produzidos em 2022.

Como pode ser observado, apesar do aumento na produção paranaense, o segundo maior estado produtor do Brasil ainda possui uma grande distância da produção do primeiro lugar (Minas Gerais). O Rio Grande do Sul se manteve na terceira posição entre os maiores estados produtores de leite, com uma produção de 4,07 bilhões de litros, 7,5% abaixo da produção do ano anterior.

Gráfico 3. Participação na produção total nacional em 2022 – por estado.

Participação na produção total nacional em 2022 - por estado.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado em com base em dados do IBGE.

Dentre os municípios brasileiros, Castro/PR seguiu sendo a maior cidade produtora de leite do país, com 426 milhões de litros produzidos em 2022, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. O segundo e terceiro colocados entre os municípios também mantiveram suas posições em relação ao ano anterior, sendo Carambeí/PR o segundo maior município produtor de leite e Patos de Minas/MG o terceiro maior, com produções de 256 (+12%) e 199 (-3%) milhões de litros de leite, respectivamente.

O número de vacas ordenhadas também passou por recuo no último ano. Com um total de aproximadamente 15,7 milhões de vacas ordenhadas, o ano de 2022 encerrou com uma queda de 1,0% no total de animais produtores, sendo reflexo das grandes dificuldades encontradas pelo produtor de leite, principalmente no 1º semestre de 2022, resultando na saída de diversos produtores e animais da atividade.

O estado que enfrentou a maior saída percentual de animais na atividade foi o Mato Grosso, com um total de 292 mil de vacas ordenhadas em 2022, uma queda de 13.5% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, o estado que apresentou maior crescimento percentual foi Sergipe, com um aumento anual de 8,0% no total de vacas ordenhadas, com cerca de 169 mil de animais.

Já em relação a produtividade média brasileira das vacas, após o ano de 2021 ter encerrado em estabilidade, 2022 finalizou também apresentando queda neste quesito. Com um recuo de aproximadamente 15 litros/vaca/ano, a produtividade média de 2022 foi de 2.199 litros/vaca/ano, o menor valor observado desde 2019.

E por fim, sobre o valor da produção de leite, o último ano encerrou com um importante crescimento de 17,7%, com o valor da produção de leite brasileira ficando em cerca de 80 bilhões de reais em 2022.

Por MilkPoint

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Em Santa Catarina, houve um aumento no custo de produção de frangos e suínos de 0,94% em relação ao mês anterior.
A Fazenda União do Brasil (FUB), localizada em Buri, SP, é um exemplo de como a verticalização pode transformar a produção pecuária
Produção rentável aliada à sustentabilidade é a principal preocupação de quem tem no campo o seu sustento.
A propriedade destaca-se pela adoção de sistemas sustentáveis, como energia solar, pecuária de leite com pastejo rotacionado e produção de frutas orgânicas em Sistema Agroflorestal (SAF)