Search
Close this search box.

Histórias em quadrinhos desmistificam conceitos sobre pecuária de corte

11 de março de 2024

História para desmistificar os conceitos ao redor do consumo de carne bovina, crescente nos últimos anos.
Compartilhe no WhatsApp
Histórias em quadrinhos desmistificam conceitos sobre pecuária de corte

A série “Mitos e Verdades sobre a Carne”, lançada em 2016 pela Embrapa, acaba de ganhar a sexta publicação da coleção de histórias, dessa vez, o tema é o bem-estar animal. Com foco no público infantil, o gibi busca, ludicamente, desmistificar os conceitos ao redor do consumo de carne bovina, crescente nos últimos anos. O bem-estar animal está relacionado à saúde pública, segurança do alimento e desenvolvimento econômico, trazendo produtividade e eficiência ao sistema produtivo. 

Com ilustrações de Eduardo Borges, a série, idealizada pela pesquisadora em bem-estar animal Fabiana Villa e pelo editor Rodrigo Alva, teve neste número a colaboração da bolsista em inovação tecnológica Caroline Carvalho de Oliveira. Em versão digital, os quadrinhos estão disponíveis, gratuitamente, no Portal da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS). Já os demais fascículos, a partir de parcerias, tiveram versões impressas. 

image 1

“Toda a proposta foi pensada com o objetivo de democratizar e facilitar o acesso a informações que ficam, às vezes, restritas ao meio acadêmico e podem chegar de forma ruidosa à população em geral. A relação do consumo de carne bovina às questões ambientais é potencializada, muitas vezes, sem conhecimento correto sobre o assunto”, enfatiza Fabiana Villa. A série busca esclarecer as  dúvidas e derrubar os mitos, de forma lúdica e acessível, e direciona o conteúdo informativo para adolescentes e crianças entre oito e 14 anos, com base cientificamente comprovada, segue a pesquisadora.

Série de histórias Mitos e Verdades


O primeiro número, Gases de efeito estufa, chegou à nona tiragem, e soma 11,5 mil exemplares distribuídos. A Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce (APSNP), o Grupo Roncador, a entidade De Olho No Material Escolar (DONME) e a Associação Brasileira de Citros de Mesa (ABCM) foram parceiros nessa empreitada, que chegou a escolas de ensino fundamental e médio da Capital, à Dinapec Kids e Teen em Campo Grande/MS, ao Agrishow em Ribeirão Preto/SP, ao 13º Mesa de Citrus em Cordeirópolis/SP e outros eventos, alcançando o público urbano e rural.

Por meio dessas parcerias, afirma Rodrigo Alva, foi “possível dar maior amplitude do alcance de público. Novilho, DONME, Grupo Roncador e outras instituições viabilizaram tiragens e fortaleceram a presença desse material em diferentes partes do País, por meio de atividades, que nós – Embrapa – não estaríamos fisicamente”. 

Essas mesmas instituições também investiram na impressão de quase 10 mil unidades das histórias da HQ, Água, a terceira da série e já na 5a tiragem. A água é essencial para a produção pecuária, do consumo animal a irrigação e o setor busca utilizar o recurso de forma, cada vez mais, sustentável. 

Ao abordar a Carne Carbono Neutro, o segundo número, veio com mil exemplares impressos em conjunto com a Fazenda Lagoa dos Currais. A carne carbono neutro (CCN) é produzida em sistemas integrados com a presença de árvores plantadas, que são responsáveis pelo sequestro de carbono e possibilitam a neutralização da emissão de metano dos animais em pastejo, além de proporcionar conforto térmico ao gado. O foco do sistema é o componente florestal.

Os 2 mil exemplares da história a importância do consumo de carne levaram a relevância do consumo da carne bovina à dieta humana. Já o gibi Agrotóxicos está na 3a tiragem, com 2,3 mil impressões. A série, como um todo, é distribuída em eventos nos quais a Embrapa é realizadora ou parceira. Igualmente, está disponível em versão digital a fim de popularizar e democratizar seu conteúdo.

Carrapatos e saúde pública

Outra HQ que chegou ao público infantil foi o projeto “Carrapato – como se proteger”, com coordenação do parasitologista da Embrapa Renato Andreotti, ilustrações e texto de Karina Carrão Castagnolli, revisão técnica de Marcos Valério Garcia e diagramação de Rodrigo Alva. A primeira edição conta com mil exemplares. 

Os carrapatos podem causar prejuízos na casa de 13,8 bilhões de reais por ano, segundo dados de 2020, do Ministério da Agricultura e Pecuária e a carrapatose é uma das doenças que mais afetam os rebanhos. Além dos problemas que normalmente causam, transmitem agentes de doenças como a babesiose e a anaplasmose. Ainda há enfermidades que esses parasitas, quando infectados por bactérias ou vírus, podem transmitir para os seres humanos. 

Andreotti ratifica o objetivo de popularizar as informações às crianças em idade escolar e que vivem em zona urbana. Ele e sua equipe levaram o gibi ao Show Rural Coopavel, no início de fevereiro, em Cascavel/PR, e a iniciativa segue agora para a Tecnofam em Dourados/MS. 

A fim de ampliar a proposta, o conteúdo estará também na bagagem do pesquisador em uma reunião sobre esse ectoparasita, coordenada pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), no Panamá. 

Por Embrapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Valor é 4,4% maior que os US$ 35,85 bilhões em exportações registrados no primeiro trimestre do ano passado
Impulsionadas pela soja em grão, pelo açúcar bruto e açúcar refinado, as exportações do Paraná cresceram 4,7% em valor no primeiro trimestre do ano em relação a igual período do ano passado, informou em nota a Agência Estadual de Notícias.
ABCZ foi escolhida para sediar a segunda edição do COMCEBU; evento é aliado à 89ª ExpoZebu
Nelore e anelorados representam 80% do rebanho bovino nacional. Entidade desenvolve ações de fomento e valorização da raça