Search
Close this search box.

hEDGEpoint reduz em 4,9% previsão de safra de café do Brasil, ainda vê alta ante 2023

3 de abril de 2024

Em relatório, a empresa afirmou que a produção de café arábica deverá atingir 45,6 milhões de sacas, cerca de 2 milhões abaixo da projeção anterior.
Compartilhe no WhatsApp
hEDGEpoint reduz em 4,9% previsão de safra de café do Brasil, ainda vê alta ante 2023

 A produção de café no Brasil, o maior produtor e exportador do mundo, foi projetada em 67,46 milhões de sacas de 60 kg, com problemas climáticos reduzindo a expectativa em 4,9% na comparação com a estimativa anterior, de acordo com números da empresa de consultoria e gestão de riscos hEDGEpoint Global Markets divulgados nesta segunda-feira.

A produção de robusta/conilon foi projetada em 21,85 milhões de sacas, corte de 1,43 milhão de sacas.

A produção total de café do Brasil ainda teria um crescimento de 1,8% na comparação com a temporada anterior, com impulso do colheita de arábica, já que a de conilon deve ficar abaixo das 22,5 milhões de sacas no ciclo passado.

O número é bem abaixo do potencial. Em uma das primeiras projeções divulgada no ano passado, a hEDGEpoint havia estimado a safra brasileira em um recorde de 74,24 milhões de sacas de 60 kg na temporada 2024/25.

A analista do hEDGEpoint Natalia Gandolphi disse que nas regiões de conilon os níveis de precipitação acumulada terminaram 2023 em uma mínima de dez anos.

“A recuperação no 1º trimestre/24 estancou o sangramento, mas qualquer dano que tenha ocorrido no 4º trimestre/23 já se consolidou. As temperaturas também são uma preocupação: o El Niño atinge com mais força o Espírito Santo…”, disse ela.

No caso do arábica, fenômeno climático também afetou as áreas produtoras, “embora em um grau muito menor”.

Segundo ela, as chuvas favoráveis até o último trimestre de 2023 ajudaram a manter os níveis de umidade do solo, “evitando uma quebra de safra substancial na região”.

Por Notícias Agricolas

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Estratégia reforça compromisso com a produção de matrizes e segurança no abastecimento para a avicultura sul-americana
Durante cinco anos, o bioproduto impactou positivamente a soma de mais de 10 milhões de hectares que receberam o produto
Apesar da isenção para a produção primária, as regras do SBCE podem impactar os custos dos insumos agropecuários
Gerando perdas produtivas de até 40%, cotonicultor busca intensificar métodos de manejo integrado para controlar o fungo mancha-alvo