O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, reuniu-se com o presidente do Sebrae, Décio Lima, para alinhar futuras parcerias entre as duas entidades.
O encontro aconteceu na sexta-feira, 2 de fevereiro, em Maceió, quando Lima esteve na capital de Alagoas para a primeira visita da agenda de 2024 do Programa Sebrae pelo Brasil.
De acordo com Domício, o Sebrae tem realizado na pecuária leiteira projetos importantes para democratização de tecnologias, como a FIV.
“A proposta é desenvolvermos parcerias na área de melhoramento genético em todos os estados brasileiros voltadas principalmente para os pequenos produtores rurais, permitindo que eles melhorem a qualidade genética de seus rebanhos e, consequentemente, a produtividade e rentabilidade do negócio”, diz o presidente da Girolando. Hoje, a raça responde por 80% do leite produzido no país.
A expectativa é de que, em março, as duas entidades assinem o termo de cooperação para realização de projetos nos estados brasileiros. Durante evento do Sebrae, Décio Lima reforçou o objetivo da entidade em trabalhar pelo empreendedorismo no país, incluindo a pecuária leiteira. “Estou percorrendo o Brasil por acreditar que a cabeça pensa onde o pé pisa. É preciso conhecer quem produz os resultados, pessoas fortes e corajosas como vocês. É preciso lembrar sempre que nós, do Sebrae, temos um papel essencial na construção dos sonhos das pessoas, somos a porta para suas realizações”, afirma o presidente do Sebrae.
DOCE DE LEITE
Na vastidão da Campanha Gaúcha, um conhecido criador de Braford está surpreendendo o setor ao expandir seus horizontes e apostar em uma empreitada: a produção de doce de leite feito a partir de rebanho de vaca Jersey.
O criador busca conquistar paladares ao explorar os sabores autênticos da região.
A decisão de diversificar os negócios e ingressar na produção de doce de leite de vaca Jersey revela a visão do pecuarista Pedro Obino Neto, à frente da Cabanha Santa Helena, localizada em Bagé, na Campanha Gaúcha. “A escolha pela raça, justifica ele, se dá pela sua produção de leite com alto teor de gordura e proteína, características essenciais para a fabricação de laticínios premium”.
A escolha da região como local para essa empreitada também não foi aleatória. “A Campanha é conhecida pela qualidade de seu pasto, clima favorável e tradição na produção de laticínios”, explica Obino, ao destacar que esses fatores, aliados à genética das vacas Jersey, resultaram em um doce de leite especial, com sabor autêntico e características distintas para se comer puro e de colher.
“Nenhum aditivo é adicionado ao produto. Feito de forma artesanal, não leva conservantes e nem glúten”, afirma ele.
SHOW RURAL NO PARANÁ
Essa notícia colhi ontem na Imprensa. O primeiro dia de visitas técnicas do Show Rural Coopavel de 2024, nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, foi recorde para iniciar o evento.
O parque em Cascavel, no Paraná, recebeu 55.356 visitantes, superando o melhor resultado anterior que foi registrado na segunda-feira da 35ª edição, em fevereiro de 2023, quando a mostra de tecnologia recebeu 51.344 pessoas. “Estamos muito felizes, porque esse número mostra o grande interesse dos produtores rurais e pecuaristas em conhecer as inúmeras novidades de empresas que são referências em suas áreas”, afirma o presidente Dilvo Grolli.
O Show Rural Coopavel foi aberto no domingo, 4, com uma missa campal. O público também foi recorde. Mais de 40 mil pessoas estiveram no centro tecnológico.
Nesta 36ª edição, o evento recebe 600 expositores e o público esperado para os cinco dias é de 300 mil pessoas.
Já a expectativa de vendas é de R$ 5,5 bilhões.
Este repórter já esteve em edições anteriores do evento. É movimentadíssimo e reflete a grandiosidade e a geração de riqueza da produção que sai dos campos.
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