O volume de carne de frango exportado pelo Brasil renovou o recorde em 2022. Segundo pesquisadores do Cepea, com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e o aumento do número de casos de gripe aviária no Hemisfério Norte, a demanda externa pela proteína brasileira cresceu significativamente. Esse cenário somado à menor oferta de animais durante o ano elevaram os preços domésticos da carne frente aos de 2021 (em termos nominais).
Mercado do frango
De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção de frango na Ucrânia, um dos maiores fornecedores mundiais da proteína, deve diminuir 8,4% em 2022 frente à de 2021. O contexto econômico global também favoreceu as exportações brasileiras de carne de frango em 2022 – com a inflação elevada em diversos países, muitos acabaram suspendendo as tarifas sobre as importações da proteína, na tentativa de reduzir os impactos na economia local.
Ovos – Preços renovam recorde real
As cotações dos ovos renovaram em 2022 os recordes reais da série histórica do Cepea (iniciada em 2013) em todas as praças acompanhadas pelo Centro de Pesquisas. Apesar da típica queda no início do ano, os preços se recuperaram nos meses subsequentes, inclusive atingindo, em setembro, a maior média mensal da série. Em janeiro, os preços da caixa com 30 dúzias de ovos recuaram frente a dezembro/21, devido, principalmente, à redução da demanda, movimento comum no período. Já entre os meses de março e abril, os valores subiram com força, impulsionados pela Quaresma.
Em agosto, setembro e outubro, as cotações tiveram nova alta expressiva, em função do aquecimento da demanda. Nesse período (em setembro, especificamente), os preços registraram novo recorde real na série do Cepea, impulsionados, principalmente, pela redução da oferta e pelo aumento da procura.
Em Bastos (SP), a maior região produtora do estado de São Paulo, o preço da caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra fechou o mês de setembro com média de R$ 154,27, a maior da série, em termos reais. Para o produto vermelho, a média mensal foi de R$ 169,76, também a mais alta da série.
Fonte: Avinews/Cepea
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil