Search
Close this search box.

FPA se reúne com representante de Singapura para ratificar acordo com Mercosul

7 de março de 2024

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) esteve reunida, nesta terça-feira (o5.03), com Desmond Ng, chefe de uma missão de Singapura, para discutir e analisar a possibilidade de ratificação do Acordo entre Mercosul e aquele país asiático.
Compartilhe no WhatsApp
FPA se reúne com representante de Singapura

Singapura, que tem 5,5 milhões de habitantes e é uma cidade/estado, localizada num grupo de 63 ilhas na costa da Malasia, enfrenta desafios em sua produção de alimentos e vê nessa parceria uma oportunidade para fortalecer laços econômicos com o Brasil e o Mercosul.

Para Desmond Ng, trata-se do primeiro acordo de livre comércio do Mercosul com um país asiático em mais de 10 anos, representando uma integração que cria oportunidades para maior diversificação das exportações e investimentos.

Pedro Lupion, presidente da FPA, ressaltou que a estratégia de entrada no mercado de Singapura é crucial para o agronegócio brasileiro. A bancada está empenhada em acelerar a ratificação do acordo no Congresso Nacional, e a expectativa é que o tratado chegue ao Congresso Nacional brasileiro no segundo semestre deste ano.

O acordo Mercosul-Singapura visa impulsionar o desenvolvimento econômico, reduzir tarifas, incentivar investimentos e facilitar o desenvolvimento sustentável.

Entre os pontos destacados estão o aumento do comércio, simplificação aduaneira, apoio a pequenas e médias empresas, facilitação do comércio digital e promoção da economia digital.

Singapura tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH de 0,939) da Ásia, ficando atrás apenas de Hong Kong e representa uma porta estratégica para o agronegócio brasileiro no mercado asiático, abrindo caminhos para participação em blocos comerciais essenciais e ampliando mercados e oportunidades de negócios.

Por Pensar Agro

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Valor é 4,4% maior que os US$ 35,85 bilhões em exportações registrados no primeiro trimestre do ano passado
Impulsionadas pela soja em grão, pelo açúcar bruto e açúcar refinado, as exportações do Paraná cresceram 4,7% em valor no primeiro trimestre do ano em relação a igual período do ano passado, informou em nota a Agência Estadual de Notícias.
ABCZ foi escolhida para sediar a segunda edição do COMCEBU; evento é aliado à 89ª ExpoZebu
Desembolsos nos primeiros oito meses da safra cresceram 13%, diz Seapa