Search
Close this search box.

Fiagro pode ser ferramenta de sustentabilidade

14 de novembro de 2023

O Fiagro, junto a outras formas de crédito, desempenha um papel fundamental nessa transformação
Compartilhe no WhatsApp
Fiagro podem ser ferramenta de sustentabilidade

O surgimento do Fiagro é considerado uma das melhores notícias para o mercado nos últimos anos, proporcionando oportunidades para investidores lucrarem junto com empresas do próspero setor do agronegócio no Brasil, segundo André Ito, sócio fundador e gestor da MAV Capital. Além de beneficiar os investidores, o Fiagro também serve como um mecanismo de financiamento adicional para a cadeia produtiva do agronegócio. Este tipo de fundo será particularmente útil para produtores rurais do Sul do país, que enfrentam grandes prejuízos devido ao ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul, resultando em perdas significativas na agricultura e pecuária.

“Considerando esse cenário, podemos afirmar que o Fiagro não é apenas uma das melhores notícias como também foi criado na hora certa. O ciclone que tanta destruição causou não é um evento comum. Ele é fruto das mudanças climáticas. Pior, qualquer Estado brasileiro e qualquer país do mundo está sujeito a situações extremas como esta. E até nesse ponto o Fiagro pode dar sua contribuição para mitigar danos ambientais. É sabido que várias cidades rio-grandenses terão sua geografia alterada. Muito do que será reconstruído mudará de local, pois não há confiança de refazer tudo no mesmo lugar, devido à vulnerabilidade”, disse ele, no site monitormercantil.com.br.

O Fiagro, junto a outras formas de crédito,

Desempenha um papel fundamental nessa transformação, alinhando-se aos princípios ESG. Essa abordagem não apenas abre novas oportunidades para os afetados, mas também para toda a cadeia produtiva e investidores, gerando retornos ao canalizar capital para fundos dedicados à recuperação e desenvolvimento. A proposta da CVM de regulamentar Fiagros que abrangem investimentos em créditos de carbono do mercado voluntário é considerada apropriada, especialmente em um momento oportuno para sua implementação.

Por: Agrolink

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.
O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior
Programas de destaque incluem “Vivenciando a Prática”, que já mostrou realidade do agronegócio a mais de 30 mil estudantes e professores, e a Agroteca Digital
O estudo foi realizado pela HR Tech Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas presente em cerca de 40 países, responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil.