O surgimento do Fiagro é considerado uma das melhores notícias para o mercado nos últimos anos, proporcionando oportunidades para investidores lucrarem junto com empresas do próspero setor do agronegócio no Brasil, segundo André Ito, sócio fundador e gestor da MAV Capital. Além de beneficiar os investidores, o Fiagro também serve como um mecanismo de financiamento adicional para a cadeia produtiva do agronegócio. Este tipo de fundo será particularmente útil para produtores rurais do Sul do país, que enfrentam grandes prejuízos devido ao ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul, resultando em perdas significativas na agricultura e pecuária.
“Considerando esse cenário, podemos afirmar que o Fiagro não é apenas uma das melhores notícias como também foi criado na hora certa. O ciclone que tanta destruição causou não é um evento comum. Ele é fruto das mudanças climáticas. Pior, qualquer Estado brasileiro e qualquer país do mundo está sujeito a situações extremas como esta. E até nesse ponto o Fiagro pode dar sua contribuição para mitigar danos ambientais. É sabido que várias cidades rio-grandenses terão sua geografia alterada. Muito do que será reconstruído mudará de local, pois não há confiança de refazer tudo no mesmo lugar, devido à vulnerabilidade”, disse ele, no site monitormercantil.com.br.
O Fiagro, junto a outras formas de crédito,
Desempenha um papel fundamental nessa transformação, alinhando-se aos princípios ESG. Essa abordagem não apenas abre novas oportunidades para os afetados, mas também para toda a cadeia produtiva e investidores, gerando retornos ao canalizar capital para fundos dedicados à recuperação e desenvolvimento. A proposta da CVM de regulamentar Fiagros que abrangem investimentos em créditos de carbono do mercado voluntário é considerada apropriada, especialmente em um momento oportuno para sua implementação.
Por: Agrolink
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil