Gestão das Fazendas, Sucessão e BVD no “Café com +Leite”

No videocast em formato de mesa redonda, especialistas da pecuária de leite brasileira dialogam sobre os dois assuntos que estão em alta no segmento.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Gestão das Fazendas, Sucessão e BVD no “Café com +Leite”
Áudio

O terceiro episódio do videocast da Unidade de Negócios de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim, “Café com +Leite”, já está disponível neste link no canal da empresa no Youtube. No episódio, que traz o tema “Gestão das Fazendas e Sucessão”,

Nivaldo Grando (diretor de Grandes Animais Boehringer Ingelheim), Roberto Jank (diretor presidente da fazenda Agrindus), suas filhas Diana Jank (diretora de marketing e comunicação da Letti A²) e Thais Jank (diretora de operações da Letti A²), Lucila Pamplona (consultora de gestão de qualidade da fazenda Humaytá), abordam como é o processo de transição e de sucessão nas fazendas produtivas, bem como são os resultados.

Já o quarto episódio, disponível neste link, aborda a diarreia viral bovina, ou BVD, uma das principais doenças que afeta o rebanho, causando baixa fertilidade e uma perda significativa na produção, afetando diretamente na lucratividade dos pecuaristas.

Participam Eduardo Pires (coordenador técnico da Boehringer Ingelheim), Roulber Silva (gerente de marketing e técnico de grandes animais da Boehringer Ingelheim), Fabrício Torres (Doutor em Clínica Veterinária pela USP e sócio-diretor do laboratório Axys Analysis) e Natalia Sobreira (Mestre em Ciências pelo Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP).

O videocast chama os entrevistados a compartilharem suas experiências em projetos de erradicação, assim como a apresentarem maneiras de controlar a doença a partir de três pilares, que consistem na integração de medidas de prevenção em diferentes etapas na cadeia de transmissão: intervenção no vetor infecção, isto é, nos animais infectados; intervenções nos meios de transmissão, que se referem às questões hídricas e do solo, e, principalmente, a imunização do rebanho.

Sobre o Café com + Leite

qualidade do leite

A série terá, ao todo, seis episódios com temas relevantes à pecuária leiteira no Brasil. Os episódios são disponibilizados primeiramente no canal da empresa no YouTube, página do Instagram e site institucional do programa Mais Leite. Posteriormente, os episódios serão divulgados nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Apple Music.

O primeiro episódio abordou a qualidade do leite, com foco na incidência de mastite no rebanho e seus impactos à rentabilidade da produção e a importância do uso racional de antibióticos. Os participantes foram Eduardo Pires Macêdo (coordenador técnico da área de Grandes Animais da Boehringer Ingelheim), Marcos Veiga, (professor da FMVZ-USP e coordenador do laboratório Qualileite), e Laerte Dagher (cofundador da OnFarm).

O 2º episódio destacou a biosseguridade na produção leiteira e contou com a presença de Eduardo Pires (coordenador técnico especialista da Boehringer Ingelheim), Sergio Soriano (gestor da fazenda Colorado), Maurício Coelho (gestor da fazenda Santa Luzia) e Bruno Carvalho (Embrapa – Gado de Leite).

Os programas são realizados em formato de mesa redonda, com duração de aproximadamente 30 minutos e participação de convidados e especialistas da área sob a condução da jornalista Paula Sant’Ana, que possui mais de 20 anos de experiência e cobertura no agronegócio.

Próximos episódios

Confira abaixo o tema e os participantes dos próximos episódios do “Café com +Leite”:

Episódio 5: “Ambiência e bem-estar animal”, com Livia Magalhães (professora e coordenadora da Fazu), Helena Karsburg (sócia da Integral Comunicação), Leonardo Guedes (sócio fundador da Cowmed) e Roulber Silva (gerente de marketing e técnico de grandes animais da Boehringer Ingelheim)

Episódio 6: “Mulheres na gestão”, com Flávia Fontes (CEO da Integral Comunicação), Agnes Pomi (coordenadora de território GO da Boehringer Ingelheim) e Marlizi Moruzzi (gestora agropecuária da Fazenda Pé da Serra)

Linha +Leite

A Unidade de Negócios de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim possui a linha +Leite de produtos. Entre os principais produtos da empresa para as vacas leiteiras, estão:

Metacam, anti-inflamatório não esteroidal que, em combinação com a terapia antibiótica, atua para tratamento da mastite e doença respiratória bovina em dose única;  
Mamyzin S, antibiótica intramamário que oferece proteção adequada por todo o período seco, prevenindo e tratando infecções intramamárias;  
Ubrolexin, potente antibiótico intramamário indicado para o tratamento de mastites em vacas em lactação.  
J-Vac, vacina com a cepa J5 da Escherichia coli, que estimula a produção de anticorpos contra as bactérias gram-negativas. Além de agir nas mastites por coliformes, ela previne a toxemia causada pelas toxinas produzidas pela E. coli e pela Salmonella typhimurium.
Ememast Selante, bisnaga que previne novas infecções intramamárias, formando uma barreira física no interior do canal do teto que bloqueia a entrada de microrganismos por todo o período seco.
Bovela, única vacina viva modificada geneticamente disponível no mercado brasileiro contra BVD (diarreia viral bovina) tipo 1 e tipo 2 em dose única anual. Bovela é indicada para animais acima de 3 meses e em vacas prenhes para a prevenção de infecção transplacentária.

Boehringer Ingelheim Saúde Animal

A vida de animais e humanos estão cada vez mais interligadas de maneira profunda e complexa. Nós sabemos que quando os animais estão saudáveis, os humanos também estão. Em todo o mundo, nossos 9,7 mil funcionários estão dedicados a entrega valor por meio da inovação, enquanto melhoram o bem-estar de ambos.  

O respeito pelos animais, pessoas e meio ambiente está no coração do que fazemos. Desenvolvemos soluções e serviços para proteger os animais de doenças e dores. Nós apoiamos nossos clientes no cuidado da saúde de seus animais e protegemos nossas comunidades contra enfermidades que ameaçam a vida e a sociedade.  

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal é a segunda maior empresa de saúde animal do mundo, com vendas líquidas de € 4,1 bilhões de euros em 2020 e presença em mais de 150 países. Para mais informações, acesse: www.boehringer-ingelheim.com/animal-health/overview. 

Fonte: Boehringer Ingelheim/Ideal H+K Strategies

Crédito: Reprodução Reahgro

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Remar Cidadão precisa da participação dos cidadãos para avaliação e aprimoramento das previsões de andadas e das normativas de defeso dos caranguejos nos anos futuros
Para especialistas, desempenho exportador das carnes neste início de 2022 é bastante satisfatório, mas o preço da carne suína registra queda anual próxima de 10%
Também nos bovinos, os nutrientes desempenham funções essenciais no organismo; então, atenção para quando ele faltarem na forragem oferecida, Carência muito comum no País
Os dados constam do banco da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), entidade mais antiga de registro de animais de raça do país