Expresso Campolina em trânsito

Expresso Campolina é um projeto focado em conteúdo técnico com muita teoria e prática, que tem por objetivo apoiar criadores e fomentar a raça.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Expresso Campolina em trânsito
Áudio

Uma expedição técnica pelos criatórios da raça Campolina. O objetivo é que os Haras possam abrir as portas de casa para receber criadores, gerentes, apresentadores e apaixonados pela raça. Em cada etapa, um conteúdo diferente e preparado por especialistas trazendo informações, atualizações e muita prática em pista.

“Conhecimento é a base de tudo e o projeto vem de encontro com o novo momento da Associação”, comenta Plínio Siqueira, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Campolina (ABCC).

Curso de Doma Racional

Indicado para profissionais e amadores habituais ou iniciantes, interessados em aprender sobre comportamento equino e técnicas racionais de doma. Capacita o aluno a criar uma relação confiante e amistosa com o cavalo, dando condição de aproximação e contato necessário à sua utilização. Promove ainda o conhecimento de técnicas alternativas para a correção de vícios indesejáveis. As aulas são teóricas e práticas, com duração de 3 dias (carga horária: 24 horas).

Curso de Equitação Básica

Atende profissionais, criadores e usuários, homens, mulheres e crianças, ensinando os cuidados básicos da aproximação segura e correta de um cavalo, como preparar este animal para ser arreado, o arreamento, montar e apear, bem como postura e os comandos tecnicamente corretos. Expõe o aluno a situações comuns a cavalo e ensina como se portar diante delas, em cavalgadas, concursos de marcha, provas esportivas e funcionais. As aulas são teóricas e práticas, com duração de 3 dias (carga horária: 24 horas). As apostilas estão atualizadas.

Curso de Equitação Avançada

Atende profissionais e amadores que, tendo adquirido bom embasamento de Equitação Básica, possuem por objetivo aumentar o nível de conhecimento, expandindo as possibilidades de melhor performance em concursos de marcha, provas esportivas e funcionais, bem como aplicar em diversas situações, técnicas avançadas de equitação. As aulas são teóricas e práticas, com duração de 2 dias (carga horária: 16 horas).

Curso de Adestramento Básico Para Marchadores

Próprio para profissionais e amadores que, tendo adquirido bom embasamento de Equitação Básica, desejam aprender a adestrar o cavalo já devidamente domado, para executar funções básicas, como cavalgadas, concursos de marcha, provas funcionais e esportivas. Inclui aula sobre embocaduras, seu uso correto e seus efeitos. Aulas teóricas e práticas. O material para demonstração e as apostilas estão atualizadas. As aulas são teóricas e práticas, com duração de 2 dias (carga horária: 16 horas).

Curso de Marcha e Morfologia

Específico para criadores, usuários, profissionais e estudantes de ciências agrárias. Ensina a forma correta de se analisar um equino de sela, interpretar os padrões das raças nacionais de cavalos marchadores, e em especial da raça Campolina. Promove uma abordagem teórico-prática do padrão, no que consiste em morfologia, andamentos e suas variações, apontando-se no cavalo as regiões citadas no padrão, suas qualidades e defeitos, bem como a razão de se desejar tais características.

É realizado estudo através de um paralelo entre as regiões zootécnicas e a função de cada uma delas, e seus efeitos na dinâmica do passo e da marcha. São feitas demonstrações de diversos tipos de andamentos, bem com as variações da marcha. Simula-se julgamentos de marcha e morfologia, com o comentário do aluno e posterior comentário do instrutor, para que possa dominar as possibilidades de avaliação. As apostilas estão atualizadas. As aulas são práticas, com duração de 2 dias (carga horária: 16 horas).

Curso de Apresentação de Potros

Próprio para profissionais do cavalo, apresentadores em geral. Ensina a iniciação de potros ao cabresto, primeiros passos, paradas, marcha. Apresenta novas técnicas de cabresteamento, para favorecer e reduzir tempo de trabalho e estresse dos potros, atingindo assim condição ideal de apresentação em pistas de julgamento, na marcha e morfologia. Orientação de detalhes e macetes de apresentação e uso de rédeas alternativas. As aulas são teóricas e práticas, com duração de 2 dias (carga horária: 16 horas), com material para demonstração.

Intertítulo: Curso de Primeiros Socorros e Enfermagem

Atende basicamente profissionais que estarão responsáveis pela manutenção e trato de animais. Ensina técnicas de avaliação primária de alterações, contenção, abordagem, curativos, bandagens, aplicação de medicamentos tópicos e por vias oral, subcutânea, intramuscular e endovenosa. Medidas de temperatura, frequências cardíaca e respiratória. As aulas são teóricas e práticas, com duração de 1 dia (carga horária: 8 horas), com apostilas atualizadas.

Curso de Manejo de Haras

Atende a profissionais que estarão responsáveis pela manutenção e trato de animais e material. Ensina técnicas de manejo geral, alimentar, sanitário, reprodutivo, limpeza de baias, cochos, cama, rasqueamento dos animais, banhos, contenção, condução, preparação para transporte, bem como o trabalho de manutenção e limpeza de selas, mantas, cabeçadas, embocaduras. As aulas são teóricas e práticas, com duração de 1 dia (carga horária: 8 horas), com apostilas atualizadas.

Cursos com Convidados

São cursos de temas variados, ministrados por instrutores renomados em suas respectivas àreas de atuação, e convidados para ensinar nos cursos do Expresso Campolina. Ex: Aparação de Cascos e Ferrageamento, Formação, Recuperação e Manutenção de Pastagens, Nutrição de Equinos.

Avaliação Zootécnica de Rebanho

Serviço prestado a criadores, com o objetivo de avaliar animais do criatório: garanhões, matrizes e seus produtos. São avaliados cada matriz, seus descendentes, os cruzamentos com cada garanhão, apontando-se nos resultados se houve ou não melhora e as razões desses resultados. Inclui relatório com comentário de cada animal avaliado. A duração mínima é de um dia para avaliação de até 15 (quinze) animais.

Fonte: ABCC Campolina

Crédito: Divulgação ABCC

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Remar Cidadão precisa da participação dos cidadãos para avaliação e aprimoramento das previsões de andadas e das normativas de defeso dos caranguejos nos anos futuros
Para especialistas, desempenho exportador das carnes neste início de 2022 é bastante satisfatório, mas o preço da carne suína registra queda anual próxima de 10%
Também nos bovinos, os nutrientes desempenham funções essenciais no organismo; então, atenção para quando ele faltarem na forragem oferecida, Carência muito comum no País
Os dados constam do banco da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), entidade mais antiga de registro de animais de raça do país