Search
Close this search box.

Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023 faz história e se consagra como a maior edição dos últimos anos

7 de maio de 2023

Evento realizado em Serra Talhada/PE reuniu quase 600 exemplares das raças em julgamento, que mostraram o melhor da genética Dorper e White Dorper do Nordeste brasileiro
Compartilhe no WhatsApp
Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023 faz história e se consagra como a maior edição dos últimos anos

A Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023 – que aconteceu durante a 1ª Serra Expo Berro, de 18 a 23 de abril, no município de Serra Talhada/PE – fez história e se consagrou como a maior edição dos últimos anos do evento. A exposição foi realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Urbano e Sustentável, e a Prefeitura de Serra Talhada/PE, com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).

Ao todo, a exposição reuniu 565 animais inscritos, deste total 501 eram da raça Dorper, oriundos de 32 expositores, e 64 da raça White Dorper, de 9 expositores. “Foi uma felicidade para todos nós estarmos diante de um projeto que colocou a caprinocultura em seu devido lugar. Nós fizemos simplesmente a maior Nordestina do Dorper e do White Dorper da história. Pernambuco foi palco de um evento grande, que veio com força para transformar a vida de muitos criadores”, afirmou José Lucas Mendes de Barros, um dos organizadores da exposição.

No comando dos julgamentos dos animais durante a Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper, estiveram a sul-africana Colene Grevelink, Inspetora e Jurada Credenciada pela Associação Sul-Africana do Dorper, o Zootecnista e Inspetor técnico da ARCO, Gustavo Martins Ferreira, e o Médico Veterinário José Raphael Pilz Borba. O jurado de admissão foi o Médico Veterinário Salvador Jr.

“Tivemos uma quantidade grande de animais e uma média de animais boa, e bem distribuídos entre os criadores. Com relação ao evento, uma estrutura muito boa que fazia muito tempo que eu não via. Uma pista de julgamento de excelente qualidade, que deveríamos ter sempre desse jeito, que facilita bastante para nós jurados”, disse Ferreira. “Foi uma grande exposição, a nível nacional, principalmente de Dorper. Um evento muito bem organizado, baias boas, espaço muito bom, com conformo térmico para os animais, organização e espaço de pista foi bem interessante. Todos ficaram muito impressionado com a qualidade dos animais em pista”, acrescenta Borba.

Exposicao Nordestina das Racas Dorper White Dorper 2023 2

Evolução do plantel nordestino

Como a última visita de Colene Grevelink ao Brasil foi há 9 anos, ela ficou realmente surpresa ao ver a melhora na qualidade dos animais do plantel nacional. Segundo ela, especialmente os Grandes Campeões, fêmea e macho, da raça Dorper eram de altíssima qualidade. “Os expositores fizeram um excelente trabalho na preparação de seus animais e os levaram para a pista da melhor maneira possível. Foi um prazer para mim julgar os animais bem preparados e treinados.

Ainda segundo a jurada sul-africana, a organização de todo da Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023 também foi excelente. “Um grande obrigado a Regina e Lucas por organizarem tudo, incluindo cuidar de mim e dos outros juízes. Foi realmente um prazer fazer parte dessa equipe. Gostei muito de julgar com o Borba e o Gustavo, porque vi desde o início que estávamos realmente na mesma página ao julgar os animais”, acrescenta.

Para Colene, o grande destaque da Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper foi, sem dúvida, ver a paixão dos criadores brasileiros pela criação, dando a certeza de um futuro ainda mais promissor para as raças. “Já julguei vários grandes campeonatos do Dorper em todo o mundo, como África do Sul, México e América do Norte, e digo que minha conclusão geral sobre a exposição é que os campeões, com certeza, serão muito competitivos em todos os países”.

E, por fim, acrescenta: “Eu só quero agradecer a ABCDorper por me convidar como jurada de um dos seus maiores shows no Brasil. Parabéns pela excelente exposição, com animais de altíssima qualidade. Foi impressionante. Só boas notícias. Nível de animais de nacional. Só elogiar e agradecer”, finaliza.

Confira os Grandes Campeões Dorper e White Dorper da Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper:

  • DORPER

Fêmeas

Grande Campea e ReservadA de Grande Campea Dorper Nordestina 2023
Grande Campeã BURIÁ TE 8958
Do criador e expositor Eduardo J. V. Teixeira e Luiz A. V. Teixeira, da Dorper Buriá
Reservada de Grande Campeã LCB ZOEY IA 700
Do criador e expositor José Gildo Lima de Barros, Haras HNC
Campea e Reservada Campea Ovino do Futuro Dorper Nordestina 2023
Campeã Ovino do Futuro RANCHO JH TE 08
Do criador e expositor Jáder Herculano Costa de Souza, do Rancho JH
Reservada Campeã Ovino do Futuro CATOLÉ RANCH CLOE 62
Do criador e expositor Catolé Ranch Dorper

Machos

Grande Campeao e Reservado de Grande Campeao Dorper Nordestina 2023
Grande Campeão DORPER CAMPO VERDE TE 8152
Do expositor Marcos Paulo Macedo Nogueira, da Cabanha Três Irmãos
Reservado de Grande Campeão BACURIZINHO FIV 698
Do expositor Jaime de Andrade Cavalcanti Neto, do Sítio Conquista
Campeao e Reservado Campeao Ovino do Futuro Dorper Nordestina 2023
Campeão Ovino do Futuro BURIÁ KK B909
Do criador e expositor Eduardo J. V. Teixeira e Luiz A. V. Teixeira, da Dorper Buriá
Reservado Campeão Ovino do Futuro REPUBLIC IRON MAN 143
Do criador e expositor Paulo Ronaldo da Silva Filho, da Fazenda Talismã
  • WHITE DORPER

Fêmeas

Grande Campea e Reservada de Grande Campea White Dorper Nordestina 2023
Grande Campeã BOA VONTADE WD TE 80
Do criador e expositor Fernando Vieira Chaves Filho, da Fazenda Boa Vontade
Reservada de Grande Campeã BOA VONTADE 112
Do criador e expositor Fernando Vieira Chaves Filho, da Fazenda Boa Vontade
Campea e Reservada Campea Ovino do Futuro White Dorper
Campeã Ovino do Futuro SITIO CONQUISTA 1018
Do criador e expositor Jaime de Andrade Cavalcanti Neto, do Sítio Conquista
Reservada Campeã Ovino do Futuro DORPER HNC CATHERYNE 448
Do criador e expositor José Gildo Lima de Barros, do Haras HNC

Machos

Grande Campeao e Reservado de Grande Campeao White Dorper Nordestina 2023
Grande Campeão BONFIM GOLIAS 975
Do expositor Juarez Fernandes Coelho, do Rancho Jota
Reservado de Grande Campeão BOA VONTADE 85
Do criador e expositor Fernando Vieira Chaves Filho, da Fazenda Boa Vontade
Campeao e Reservado Campeao Ovino do Futuro White Dorper Exposicao Nordestina 2023
Campeão Ovino do Futuro MISTER DORPER WD THOR JR TE 01
Do criador e expositor José Junior C. Coelho e Gabriel de Brito Cavalcanti, da Fazenda Cavalvanti
Reservado Campeão Ovino do Futuro REBANHO CAROÁ TE 01
Do criador e expositor Aureliano Gomes Tavares Neto, da Fazenda Caroá

Por Agrovenki

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

42 ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano acontece de 20 de maio a 02 de junho no Parque da Água Branca
O aumento do uso de coprodutos representa uma solução sustentável para a destinação de resíduos
São Paulo enfrenta desafios ainda maiores devido aos altos custos para o setor produtivo do leite e por ser o maior mercado consumidor do país.
Volume alcançou em 178,8 mil toneladas até a quarta semana, sendo que no ano anterior foram exportadas 168,4 mil toneladas