A Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023 – que aconteceu durante a 1ª Serra Expo Berro, de 18 a 23 de abril, no município de Serra Talhada/PE – fez história e se consagrou como a maior edição dos últimos anos do evento. A exposição foi realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Urbano e Sustentável, e a Prefeitura de Serra Talhada/PE, com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper).
Ao todo, a exposição reuniu 565 animais inscritos, deste total 501 eram da raça Dorper, oriundos de 32 expositores, e 64 da raça White Dorper, de 9 expositores. “Foi uma felicidade para todos nós estarmos diante de um projeto que colocou a caprinocultura em seu devido lugar. Nós fizemos simplesmente a maior Nordestina do Dorper e do White Dorper da história. Pernambuco foi palco de um evento grande, que veio com força para transformar a vida de muitos criadores”, afirmou José Lucas Mendes de Barros, um dos organizadores da exposição.
No comando dos julgamentos dos animais durante a Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper, estiveram a sul-africana Colene Grevelink, Inspetora e Jurada Credenciada pela Associação Sul-Africana do Dorper, o Zootecnista e Inspetor técnico da ARCO, Gustavo Martins Ferreira, e o Médico Veterinário José Raphael Pilz Borba. O jurado de admissão foi o Médico Veterinário Salvador Jr.
“Tivemos uma quantidade grande de animais e uma média de animais boa, e bem distribuídos entre os criadores. Com relação ao evento, uma estrutura muito boa que fazia muito tempo que eu não via. Uma pista de julgamento de excelente qualidade, que deveríamos ter sempre desse jeito, que facilita bastante para nós jurados”, disse Ferreira. “Foi uma grande exposição, a nível nacional, principalmente de Dorper. Um evento muito bem organizado, baias boas, espaço muito bom, com conformo térmico para os animais, organização e espaço de pista foi bem interessante. Todos ficaram muito impressionado com a qualidade dos animais em pista”, acrescenta Borba.
Evolução do plantel nordestino
Como a última visita de Colene Grevelink ao Brasil foi há 9 anos, ela ficou realmente surpresa ao ver a melhora na qualidade dos animais do plantel nacional. Segundo ela, especialmente os Grandes Campeões, fêmea e macho, da raça Dorper eram de altíssima qualidade. “Os expositores fizeram um excelente trabalho na preparação de seus animais e os levaram para a pista da melhor maneira possível. Foi um prazer para mim julgar os animais bem preparados e treinados.
Ainda segundo a jurada sul-africana, a organização de todo da Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper 2023 também foi excelente. “Um grande obrigado a Regina e Lucas por organizarem tudo, incluindo cuidar de mim e dos outros juízes. Foi realmente um prazer fazer parte dessa equipe. Gostei muito de julgar com o Borba e o Gustavo, porque vi desde o início que estávamos realmente na mesma página ao julgar os animais”, acrescenta.
Para Colene, o grande destaque da Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper foi, sem dúvida, ver a paixão dos criadores brasileiros pela criação, dando a certeza de um futuro ainda mais promissor para as raças. “Já julguei vários grandes campeonatos do Dorper em todo o mundo, como África do Sul, México e América do Norte, e digo que minha conclusão geral sobre a exposição é que os campeões, com certeza, serão muito competitivos em todos os países”.
E, por fim, acrescenta: “Eu só quero agradecer a ABCDorper por me convidar como jurada de um dos seus maiores shows no Brasil. Parabéns pela excelente exposição, com animais de altíssima qualidade. Foi impressionante. Só boas notícias. Nível de animais de nacional. Só elogiar e agradecer”, finaliza.
Confira os Grandes Campeões Dorper e White Dorper da Exposição Nordestina das Raças Dorper & White Dorper:
- DORPER
Fêmeas
Machos
- WHITE DORPER
Fêmeas
Machos
Por Agrovenki
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil