Search
Close this search box.

Exportações de grãos da Ucrânia da safra 2023/24 alcançam 2,56 mi t

9 de agosto de 2023

Dados das exportações apresentados pelo Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira.
Compartilhe no WhatsApp
Exportações de grãos da Ucrânia da safra 202324 alcançam 2,56 mi t, diz ministério
© Reuters. Colheitadeira de trigo em campo na Ucrânia. REUTERS/Alexander Ermochenko

As exportações de grãos da Ucrânia aumentaram para 2,56 milhões de toneladas até agora na temporada 2023/24, ante 2 milhões de toneladas registradas na mesma época da temporada do ano passado, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira.

As exportações do país foram afetadas desde que a Rússia saiu de um acordo de grãos apoiado pelas Nações Unidas no mês passado, mas os dados fornecidos pelo ministério não detalharam as informações de exportação desde que o acordo fracassou.

O volume total das exportações de grãos para esta temporada, que se estende de julho a junho, incluiu 1,27 milhão de toneladas de milho, 977 mil toneladas de trigo e 329 mil toneladas de cevada.

Isso se compara com as exportações de 1,3 milhão de toneladas de milho, 467.000 toneladas de trigo e 180.000 toneladas de cevada em 6 de agosto de 2022, mostraram os dados.

As exportações para toda a safra 2022/23 foram de quase 49 milhões de toneladas, superando as 48,4 milhões de toneladas da temporada anterior.

A maior parte do volume foi embarcado por portos profundos do Mar Negro sob o acordo intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia em julho passado para enfrentar uma crise alimentar global agravada pela invasão russa da Ucrânia e bloqueio dos portos ucranianos.

A Rússia deixou o acordo em 17 de julho depois de dizer que suas exigências para aliviar sanções sobre suas próprias exportações de grãos e fertilizantes não foram atendidas. Moscou também reclamou que não estavam chegando grãos suficientes aos países pobres.

A produção da Ucrânia, grande produtora e exportadora de grãos, caiu para cerca de 53 milhões de toneladas em peso limpo no calendário de 2022, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021.

O ministério disse que a safra pode diminuir para cerca de 46 milhões de toneladas de grãos em 2023.

Por Investing

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Mais que um café premium, o café de Jacu, produzido a partir de fezes desta ave, carrega um legado importante na preservação ambiental.
Volume da moagem representa um avanço de 18,95% em relação ao mesmo período do ciclo 2022/23
Durante a cerimônia da Abertura da Colheita também foi assinado um convênio entre o Ibraoliva e o Ministério da Agricultura e Pecuária
Um estudo recente realizado pela consultoria Agrifatto analisou a evolução da produtividade na pecuária brasileira ao longo dos últimos anos.