Search
Close this search box.

Depois de 20 anos, evento equestre volta a ser sediado no Parque da Água Branca, SP

17 de fevereiro de 2023

36ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe deve reunir, nos dias 11 e 12 de março, milhares de pessoas e centenas de animais de todo o país
Compartilhe no WhatsApp
Depois de 20 anos, evento equestre volta a ser sediado no Parque da Água Branca, SP

O Parque da Água Branca, berço da Equinocultura nacional, está sob nova gestão e volta a sediar um dos mais importantes eventos equestres do Brasil. Nos dias 11 e 12 de março, a 36ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe deve atrair, à capital paulista, milhares de pessoas e centenas de animais de todo o país. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), a última edição da competição, no local, ocorreu há duas décadas.

Retomada de eventos

A 36ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe marca a retomada de eventos com grandes animais no Parque da Água Branca. “Nós temos um carinho muito especial por esse parque, berço do nosso cavalo e de tantas outras raças equinas, que foram difundidas por todo o Brasil. Esta volta também será uma celebração ao majestoso momento vivido pelo Cavalo Árabe no país”, comemora Rodrigo Forte, presidente da ABCCA.

“Depois de 20 anos, nossas provas de Halter e com cavalos montados [Funcionais] retornarão às origens. O Parque da Água Branca foi palco de exposições emblemáticas para a história do cavalo brasileiro. Isso representa muito para a Associação, que vem fomentando a criação e os esportes equestres praticados com a raça no Brasil. Todos estão convidados a participar. A entrada é gratuita”, completa o vice-presidente de Exposições da ABCCA, Paquito Carrasco.

Em 2022, o Parque da Água Branca teve sua gestão concedida à iniciativa privada. No mesmo edital, estão também os Parques Villa-Lobos e Cândido Portinari. O Grupo Reserva Parques venceu o leilão de concessão, com outorga de R $ 62,7 milhões de reais, e assumiu a administração dos três parques em 1 de setembro de 2022. Outros R $ 40 milhões devem ser investidos da restauração dos prédios históricos, além de outras melhorias e reformas na infraestrutura no Parque da Água Branca.

“Iremos resgatar e fortalecer o DNA Agro do Parque da Água Branca, que tem vocação e história distintas dos outros dois parques. Queremos (re)integrá-lo ao tecido urbano da região. Entretanto, o respeito e a valorização da origem e do histórico agro do parque são nossas premissas”, afirma Eduardo Rigotto, sócio gestor do Grupo Reserva Parques. “Estamos muito contentes em receber a Exposição do Cavalo Árabe como um marco do retorno dos grandes eventos do setor ao parque, após tantos anos”, finaliza.

Serviço:

36ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe

Data: 11 e 12 de março de 2023

Local: Parque da Água Branca, São Paulo (SP)

Por: Agência Cavalus

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Cooperação técnica entre o Governo do Maranhão e a Conafer vai garantir o melhoramento genético e aumento da produção dos rebanhos do estado
Mapa planeja apresentar um estudo à Organização Mundial de Saúde Animal para reconhecimento internacional dos estados envolvidos como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Além das ensacadoras, o governo também entregou um silo à Prefeitura de Nova Venécia.
A produção brasileira de sêmen bovino (raças de corte e de leite) em 2023 foi de 19,431 milhões de doses, recuo de 22% ante os 24,757 milhões de doses do ano de 2022.