Search
Close this search box.

Estações de biometano permitem que fazendeiros produzam seu próprio combustível

11 de maio de 2023

O biometano pode ser utilizado como combustível para tratores, caminhões e outros veículos movidos a gás natural, em substituição ao diesel
Compartilhe no WhatsApp
Solução sustentável para propriedades rurais: Estações de biometano permitem que fazendeiros produzam seu próprio combustível
Estações de Biometano

As estações de biometano transformam o biogás proveniente da decomposição de matéria orgânica em biometano (gás natural renovável). Pode ser utilizado como combustível para tratores, caminhões e outros veículos movidos a gás natural, em substituição ao diesel.

Com base em mais de 30 anos de experiência, a Air Liquide desenvolveu estações de biometano adaptadas para trabalhar em combinação com biodigestores agrícolas. Essa solução contribui para a descarbonização da agricultura, além de gerar os benefícios de uma economia circular.

As estações de biometano AG050 e AG100, que processam o biogás derivado da decomposição desses itens e o transformam em biometano. Esse gás natural renovável pode ser utilizado como combustível em tratores, caminhões, automóveis e outros tipos de veículos movidos a Gás Natural Comprimido (GNV) em substituição ao óleo diesel. 

O biogás é uma molécula gerada a partir do processamento de resíduos orgânicos como folhas, frutas e outros. Este gás é composto principalmente de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). A solução purifica o biogás para produzir biometano, separando esses gases usando uma tecnologia proprietária baseada em membrana desenvolvida pela Air Liquide.

Estações de Biometano

As estações de biometano AG050 e AG100 são instaladas para trabalhar em conjunto com o equipamento biodigestor da fazenda. Sua estrutura é composta por três componentes: o primeiro, o pré-tratamento, reduz a concentração de sulfeto de hidrogênio (H2S), gás nocivo que pode ser gerado durante a decomposição da matéria orgânica. A próxima etapa é a purificação, na qual o gás pré-tratado é comprimido e passado por módulos de membranas, que separam dióxido de carbono e metano. O gás resultante desse processo, o biometano, é direcionado para a terceira parte da estrutura, o abastecimento de combustível, que consiste em cilindros de armazenamento e um dispenser para transferência do combustível para veículos movidos a gás.

A solução tem capacidade para processar até 50 e 100 metros cúbicos de biogás por hora, gerando aproximadamente 30 e 60 metros cúbicos de biometano, que podem abastecer entre 3 a 10 tratores por dia dependendo das atividades. A estação de biometano foi desenvolvida no Brasil com base na experiência do Grupo Air Liquide de mais de 30 anos no desenvolvimento de tecnologias para purificação de biogás, com projetos e instalações ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos e Europa.

Caio Mogyca, Diretor de Desenvolvimento de Negócios – América do Sul. “Desenvolvemos e disponibilizamos uma solução sustentável para propriedades rurais, garantindo autonomia na produção de combustível sustentável a partir de resíduos orgânicos processados de forma ambientalmente correta. Estamos globalmente comprometidos em fornecer soluções que sejam ao mesmo tempo seguras, confiáveis e econômicas e atendam às necessidades de nossos clientes em todas as áreas em que operamos”

Por Notícias Agrícolas

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior
Programas de destaque incluem “Vivenciando a Prática”, que já mostrou realidade do agronegócio a mais de 30 mil estudantes e professores, e a Agroteca Digital
O estudo foi realizado pela HR Tech Mereo, plataforma integrada de gestão de pessoas presente em cerca de 40 países, responsável por atender a 10% das 500 maiores empresas do Brasil.
Totalizando R$ 228,6 bilhões o valor representa 22,2% do total do PIB estadual