Enxofre e a grande importância para a nutrição animal

O Técnico Agropecuário e empresário da Macrosal, Chrystian de Souza, discorre neste artigo sobre os inúmeros benefícios da inclusão do enxofre na dieta de bovinos, caprinos, ovinos e equinos
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Enxofre e a grande importância para nutrição animal
O enxofre é importante por trazer partes de compostos orgânicos, tais como aminoácidos, vitaminas, mucopolissacarídeos, heparina, glutationa e coenzima-A – Foto: Divulgação
Áudio

Iniciamos nossa conversa informando que este não se trata de um artigo científico, mas sim de uma compilação de informações existentes em literaturas diversas sobre nutrição animal, somados a experiência obtida na lida diária do trato. Atualmente, é indiscutível a importância da nutrição para os diferentes animais, já que é fundamental para a sobrevivência, manutenção e desenvolvimento de todos os seres vivos.

Na alimentação animal, procura-se o máximo de eficácia, trazendo ao produtor o que ele busca, o lucro. Para isso, é necessária uma alimentação adequada e uma ótima absorção dos nutrientes para que o animal cresça e produza em perfeitas condições.

Para obtermos resultados diferenciados e expressivos, é preciso lançar mão de um suplemento mineral balanceado que elimine as carências em macro e microelementos, proporcionando total desenvolvimento do animal, mantendo ossos e músculos saudáveis e um excelente desempenho reprodutivo e de performance.

Existem muitos minerais que são utilizados na nutrição animal, mas nosso bate-papo tratará somente sobre o Enxofre (S). Afinal, ele é importante por trazer partes de compostos orgânicos, tais como aminoácidos, vitaminas, mucopolissacarídeos, heparina, glutationa e coenzima-A.

Além disso, o enxofre está presente nas cartilagens, tendões, paredes dos vasos sanguíneos, ossos, lã e pelos. O enxofre inorgânico é incorporado em moléculas orgânicas na forma de aminoácidos e, ou, vitaminas do complexo B, etc. (BLOCK et al.,1951; THOMAS ET AL., 1951).

Os aminoácidos contendo enxofre são de particular importância (Ekfalck et al.1990). Os aminoácidos sulfurados, metionina, cistina e cisteína, possuem funções metabólicas essenciais nas células. A cisteína foi encontrada, principalmente, nos queratinócitos, células essas que vão formar os túbulos de queratina do casco, das lâminas epidérmicas, enquanto a metionina, um outro importante aminoácido essencial, foi encontrado no extrato.

O colágeno que está associado com a condroitina, também é influenciado pelo enxofre e a heparina, um anticoagulante do sangue, é uma glicoproteina rica em polissacarídeos sulfatados (MURRAY, 1990).

O organismo animal contém aproximadamente 0.20% de Enxofre, portanto ele é um elemento muito importante e, como vimos acima, atua na síntese de proteína, com os aminoácidos essenciais, participando também das vitaminas biotina, tiamina, dos polissacarídeos sulfatados que é componente chave da cartilagem, ossos, tendões e paredes dos vasos sanguíneos, evitando também a desnutrição e consequente perda de peso e desempenho.

Animais mantidos em pastagens de baixa qualidade devem receber enxofre adicional através de suplemento mineral, visando manter uma boa saúde, um bom desenvolvimento no crescimento, ganho de peso muscular e na reprodução.

Produtos Macrosal com enxofre

Na Macrosal nós utilizamos o enxofre em toda a nossa linha, que inclui quase 23 produtos destinados para bovinos, equinos, caprinos (que é muito forte aqui no Nordeste) e ovinos. Especificamente, nós temos a linha Saldubom, que é de suplemento mineral, e a linha Fosmax, com incluem os proteicos energéticos.

Para tanto, o enxofre que usamos na Macrosal é o pecuário 99%, que adquirimos da Carbotex. Além da qualidade e confiabilidade que temos na empresa, o atendimento é realmente diferenciado. Isso não só em relação a quem nos atende nas vendas, como também o atendimento para com os nossos motoristas que carregam o produto na empresa.

É uma parceria que já dura mais de 15 anos e, a meu ver, o enxofre da Carbotex é a marca mais reconhecida na região na qual eu trabalho – Nordeste e norte de Minas Gerais. Tenho uma premissa que levo comigo e com os meus, que diz o seguinte: “em time que está ganhando não se mexe”. E como essa parceria tem dado certo, há muito tempo, eu recebo ligações quase que semanais dos concorrentes, atendo, converso, mas, sinceramente, a marca que eu utilizo é a Carbotex.

Por Chrystian de Souza, Técnico Agropecuário, formado em Administração de Empresas, e empresário nos segmentos de Transporte, Tecnologia, Pecuária e de Fabricação de Suplemento Mineral e Rações destinados a alimentação Bovina, Equina, Caprina e Ovina.

Insta: @macrosalnutrianimal | Site: www.macrosal.com.br

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Pesquisa realizada pela ABDI e FGV revelou que 66% das pequenas e médias empresas no país ainda estão no estágio 1 e 2 da transformação digital.
A pandemia tem impactado consideravelmente a economia global e acelerado transformações nas cadeias produtivas, comerciais e no setor agro.
Custo elevado do grão possibilita novas estratégias para otimizar a alimentação dos animais
Por Luciano Vacari, diretor da Neo Agro Consultoria, em 13/08/2021.