Search
Close this search box.

Empreendedora aposta na apicultura e prospera em Campo Grande

4 de março de 2023

Depois de 20 anos morando em São Paulo, a campo-grandense Deborah Reichardt viu na apicultura uma oportunidade de recomeço
Compartilhe no WhatsApp
Empreendedora aposta na apicultura e prospera em Campo Grande

Ao voltar para Campo Grande no início da pandemia, em 2020, a empreendedora encontrou no mel um meio para se restabelecer na Capital. Hoje, ela, com mais dois sócios, é proprietária da BeeCo, uma empresa de apicultura sustentável, que busca transformar o modo como o mel é consumido pela população.

Ainda que o empreendedorismo já fosse presente na vida de Deborah, que tinha uma alfaiataria em São Paulo, no período conturbado de isolamento social e instabilidade financeira, foi preciso coragem para se arriscar em um projeto diferente de tudo aquilo que já tinha feito e em uma área que jamais tinha pensado em atuar. “Muita gente me chamou de louca, porque eu não entendia nada a respeito, mas sabia que a BeeCo daria certo desde o início”, afirma a apicultora.

Empreendedora aposta na apicultura e prospera em Campo Grande
Foto Sebrae MS

Envolvida com o processo para conseguir a certificação necessária para a comercialização do produto, o programa Sebrae Delas surgiu como o incentivador que faltava para que a ideia finalmente saísse do papel. Há um ano a empreendedora é acompanhada pela iniciativa realizada pelo Sebrae/MS, que acelera negócios liderados por mulheres. “Quando eu procurei o Sebrae a empresa estava no início, não tinha CNPJ, identidade visual, embalagens e não estávamos saindo do lugar. O Delas foi importante para nos movimentar e tornar o sonho real”, declarou.

O ponto de virada do negócio aconteceu com a participação da empreendedora na feira Empreendedoras em Ação, em 2022, realizada pelo Sebrae na Capital, por meio do Sebrae Delas. Segundo Deborah, aceitar o desafio de expor os produtos para o público, com a empresa ainda prematura, além de participar de entrevistas e conceder palestras, fez com que diversas características empreendedoras fossem desenvolvidas. “A feira me motivou a correr atrás de tudo aquilo que ainda me faltava para eu concretizar minha empresa. Nesse período tive que potencializar principalmente meu poder de ação, decisão e otimização de tempo.”

Com o negócio estruturado, sobra tempo para sonhar. O plano de Deborah para 2023 é investir na expansão da marca e ampliar os pontos de vendas pela cidade. Além disso, a empresária, inspirada pelas famosas “superfoods” – em tradução livre, Super Alimentos, que são comidas com um alto valor nutricional – pretende expandir a produção e utilizar o mel de diferentes maneiras, misturando com gengibre, cúrcuma, e, dessa forma, potencializar os benefícios que ele traz.

Os produtos da BeeCo podem ser encontrados no estabelecimento Casa Duartina (Rua Alagoas, 634, Jardim dos Estados) em Campo Grande ou pelo Instagram da marca. A empresária também expõe em diversas feiras que acontecem pela Capital, divulgadas no perfil do empreendimento nas redes sociais.

Empreendedora aposta na apicultura e prospera em Campo Grande
Foto: Sebrae-MS

Por Enfoque MS

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Cooperação técnica entre o Governo do Maranhão e a Conafer vai garantir o melhoramento genético e aumento da produção dos rebanhos do estado
Mapa planeja apresentar um estudo à Organização Mundial de Saúde Animal para reconhecimento internacional dos estados envolvidos como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Além das ensacadoras, o governo também entregou um silo à Prefeitura de Nova Venécia.
A produção brasileira de sêmen bovino (raças de corte e de leite) em 2023 foi de 19,431 milhões de doses, recuo de 22% ante os 24,757 milhões de doses do ano de 2022.