Embratel lança plataforma que integra soluções de TIC para o agro

6 de novembro de 2023

Smart Farm apoia agronegócio com serviços de imagens via satélite, telemetria, estações meteorológicas, amostragem de solo e processamento de dados
Compartilhe no WhatsApp
Embratel lança plataforma que integra soluções de TIC para o agro

A Embratel lançou a Smart Farm, plataforma para impulsionar a adoção de conectividade e de ferramentas digitais no agronegócio. A nova solução une tecnologias e conectividade de ponta e foi desenvolvida em conjunto com a Farmers Edge, especializada em soluções agrícolas digitais, para criar um ecossistema inovador, mais sustentável e conectado, para apoiar na tomada de decisões estratégicas no campo. 

A plataforma inclui serviços de imagens via satélite de alta resolução, estações meteorológicas, telemetria, amostragem de solo, processamento de dados com Inteligência Artificial e Machine Learning, aplicativo de gestão de dados, além de suporte e treinamentos personalizados aos agricultores. 

Embratel pode fazer integração de outras soluções de acordo com o cliente

Para apoiar a implantação, curadoria e sustentação da digitalização das fazendas, a Embratel também pode fazer a integração de outras soluções de TI e Telecom de acordo com as necessidades dos clientes do campo. A oferta da Claro já está embarcada nas soluções para garantir o acesso contínuo aos dados de monitoramento e gerenciamento do agronegócio. 

Os sistemas também podem incluir dispositivos de Internet das Coisas (IoT) capazes de funcionar sozinhos para a medição de todas as frentes, incluindo solo, quantidade de água e até fertilizantes. 

A plataforma Smart Farm é disponibilizada ao mercado com quatro módulos: 

Smart Imagery: fornece imagens via satélite de alta frequência e alta resolução, além de mapas exclusivos das fazendas. Por meio da gestão desses dados, é feita a detecção automática de possíveis pragas, doenças, deficiências nutricionais, injurias climáticas, falhas de aplicação, mau funcionamento de equipamentos e problemas de drenagem. Ao reconhecer alguma mudança, a solução notifica automaticamente o agricultor para que sejam realizadas as correções necessárias. 

Smart Insite: realiza o monitoramento de culturas e agricultura digital, com foco especial em clima.  A solução permite e aprimora as decisões agronômicas por meio da captura de dados no campo, e permite fazer análises e modelagens preditivas. É composta por uma estação meteorológica que coleta informações de condições climáticas, como umidade, temperatura, precipitação em tempo real; e oferece imagens via satélite de alta frequência e alta resolução. Dessa forma, é possível ter o conhecimento do microclima da propriedade, programando melhor operações de acordo com as condições meteorológicas. 

Smart: a solução une as tecnologias e funcionalidades das ofertas Smart Imagery e Smar Insite, adicionando o uso de telemetria para monitorar equipamentos, como colheitadeiras, em tempo real. A telemetria permite rastreamento do maquinário, disponibilizando também o histórico de trajetos e outros indicadores. Assim, as operações são monitoradas, possibilitando ajustes imediatos em caso de uso incorreto dos equipamentos, como velocidade inadequada no tráfego. Ainda, permite a identificação de possíveis falhas operacionais e a economia do uso de combustíveis. 

Smart VR: a solução traz as funcionalidades e tecnologias da oferta Smart, além de uma consultoria agronômica que realiza a amostragem e análise de solo, possibilitando a otimização e a correta aplicação de insumos, fertilizantes e corretivos, com mapas de plantio. A solução apoia na promoção da economia de recursos e na adoção de melhores práticas sustentáveis. 

Todas essas soluções contam com um aplicativo de gerenciamento que apresenta em tempo real todos os indicadores coletados pelas ferramentas, beneficiando a programação de operações e a realização de procedimentos preditivos para melhorar o processo de colheita. 

Por IP News

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O dispositivo intravaginal de progesterona, monodose, oferecido pela GlobalGen vet science, no ano passado, tem registrado grande aceitação dos pecuaristas adeptos da inseminação artificial em tempo fixo (IATF).
Por meio da captação de imagens em alta resolução, a Taranis do Brasil viabiliza que os produtores otimizem custos com diagnósticos precisos, identificando mais de 100 espécies infestantes
No fim deste ano deve entrar em vigor o EUDR (European Union Deforestation Regulation). A padronização da rastreabilidade na cadeia produtiva é essencial para garantir o acesso dos produtos brasileiros ao mercado europeu.
Tecnologia acessível: tese da UFLA propõe uso de câmeras de smartphones para avaliar qualidade de azeites de oliva de forma sustentável e econômica.