Search
Close this search box.

Embrapa renova programa BPA com novas tendências da pecuária de corte

3 de julho de 2023

Confira quais foram as atualizações no programa desenvolvido na Embrapa Gado de Corte na entrevista com a zootecnista e pesquisadora Mariana de Aragão Pereira
Compartilhe no WhatsApp
Embrapa renova programa BPA com novas tendências da pecuária de corte

O Programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA) da Embrapa ganhou recentemente uma nova atualização. Agora, novas tendências sustentáveis passam a fazer parte do guia criado em 2005. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Embrapa renova programa BPA com novas tendências da pecuária de corte

Quem deu detalhes das atualizações adotadas pelo BPA foi a zootecnista e pesquisadora Mariana de Aragão Pereira. Ela foi a entrevistada do programa Giro do Boi desta sexta-feira, 30.

PUBLICIDADE

Pereira é a coordenadora do programa Boas Práticas Agropecuárias para Bovinos de Corte da Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande (MS).

O que é o programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA)?

ilpf embrapa bovinos

Bovinos em área de ILPF. Foto: Embrapa

As Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA) referem-se a um conjunto de normas e de procedimentos a serem observados pelos produtores rurais.

Trata-se de um guia prático para tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, e que assegura também a oferta de alimentos seguros de sistemas de produção sustentáveis.

Atualizações que passam a integrar o BPA

Campo experimental de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) na Embrapa Gado de Corte, com pastejo de bovinos. Foto: João Costa Júnior/Embrapa Gado de Corte

Campo experimental de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) na Embrapa Gado de Corte, com pastejo de bovinos. Foto: João Costa Júnior/Embrapa Gado de Corte

As atualizações passam contemplar diretrizes de ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance (Ambiente, Social e Governança), ou seja, são os critérios de conduta para que as empresas tenham maior governança ambiental, social e corporativa.

Além disso, também foram incorporadas questões para a mitigação de emissão de gases de efeito estufa nas fazendas de pecuária de corte.

Clique aqui e confira o manual atualizado do programa BPA e confira mais sobre essa iniciativa no site do programa

Trabalho para divulgação para as fazendas

Peões conduzindo um rebanho de bovinos pela fazenda. Foto: Divulgação

Peões conduzindo um rebanho de bovinos pela fazenda. Foto: Divulgação

Para que os produtores rurais tomem conhecimento do Programa BPA, a Embrapa e as entidades parceiras vêm desenvolvendo ações de conscientização dos produtores e de capacitação de multiplicadores em protocolos de controle de qualidade.

Esses técnicos, especializados em assistência técnica rural, identificam os pontos que necessitam de melhorias e auxiliam os produtores na correção das não conformidades observadas, de modo a atender os requisitos do Programa BPA.

Vantagens em se fazer parte do BPA

Ao adotar as Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte (BPA), o produtor rural poderá identificar e controlar os diversos fatores, que influenciam a produção, contribuindo para o aumento do desfrute do rebanho e na redução das perdas.

Isso resulta em sistemas de produção mais competitivos, mediante a consolidação do mercado interno e a ampliação das possibilidades de conquista de novos mercados que valorizam a carne o couro de alta qualidade.

Por Giro do Boi

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Trabalho busca identificar melhor estratégia para incorporar dados com programas de melhoramento em curso
Receita mensal segue em compasso positivo; no ano, alta acumulada em volumes chega a 2%
Evento inédito reúne 2.000 animais de corte e oferece oportunidades imperdíveis para pecuaristas de todo o Brasil.
Queijo Artesanal Serrano é um produto de grande importância econômica e ambiental para a região dos Campos de Cima da Serra