A Diretoria Executiva da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) esteve em Araçatuba (SP), na última semana, para realizar uma visita técnica no Recinto Clibas de Almeida Prado. Em 2024, o parque continuará a ser palco dos três maiores eventos esportivos do calendário oficial de competições esportivas da raça.
“Nossa maior preocupação é receber melhor nossos criadores, competidores e todos os envolvidos nos eventos oficiais da ABQM, em Araçatuba. Estamos trabalhando para promover melhorias na infraestrutura do parque, incluindo redes elétrica e hidráulica, banheiros e arquibancadas das três pistas, além de já trazermos novidades para o Congresso Brasileiro, em abril”, adiantou Gabriel Bernardi, superintendente-geral da Associação.
A presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, aproveitou a visita e também se reuniu com o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, para consolidar a parceria público-privada que existe desde 2019, e discutir os planos de expansão na infraestrutura do parque administrado pelo Sindicato Rural da Altanoroeste (SIRAN) nos próximos anos.
Estamos aqui fazendo essa primeira visita técnica no parque e aproveitamos para firmar nossa parceria com a Prefeitura de Araçatuba, que já recebe os eventos oficiais da ABQM, desde 2019. Juntos com o Siran, vamos juntos buscar soluções e melhorias para garantir o bem-estar dos nossos cavalos e de toda a família quartista nos próximos eventos da raça”, afirmou a presidente.
O 33º Congresso Brasileiro de Conformação e Trabalho é o evento que abre o calendário de provas oficiais da ABQM 2024, em Araçatuba, no dia 10 de abril. Além da presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, do vice-presidente, Jamil Buchala, do superintendente-geral, Gabriel Bernardi, participaram ainda da visita técnica os conselheiros Paulo Ferraz e Rafael Chifrinho, e o presidente do SIRAN, Thomas Rocco.
Sobre a ABQM:
A Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha é uma entidade dedicada ao registro genealógico de animais da raça, fomento e promoção dos esportes equestres do Quarto de Milha no Brasil. A história da ABQM se confunde com a própria história do Quarto de Milha no Brasil. O cavalo Quarto de Milha chegou ao país em 1955, com a importação de seis animais pela Swift-King Ranch (SKR), produtos de sua sede norte-americana, a famosa King Ranch, do Texas, à época a maior fazenda dos EUA. O crescente interesse pela importação e criação de animais da raça, na década de 1960, fez com que, em 15 de agosto de 1969, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) tivesse sua fundação, no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP). O Brasil tem hoje o segundo maior plantel mundial da raça Quarto de Milha. A indústria brasileira do cavalo movimenta, anualmente, cerca R$ 35 bilhões de reais no país. O rebanho equino no Brasil é estimado em mais de 6 milhões de animais. O setor gera aproximadamente 3 milhões de empregos diretos e indiretos. Com mais de 680 mil animais registrados, a ABQM é a maior entidade de raça equina da América Latina. Para mais informações, acesse aqui.
Por ASCOM ABQM
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil