O AGRONEGÓCIO MAIS PERTO DE VOCÊ

Diretor Geral do IICA vai representar setor agrícola na Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas

A convite de Agnes Kalibata, enviada especial do secretário-geral da ONU para a Cúpula de Sistemas Alimentares 2021, o diretor-geral do IICA, Manuel Otero, vai integrar rede de apoio do encontro de líderes mundiais. Contribuição hemisférica será resumida em um documento organizado pelo IICA
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Áudio

San José, 29 de janeiro de 2021 (IICA) – A enviada especial do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Cúpula dos Sistemas Alimentares 2021, Agnes Kalibata, convidou o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, para integrar a Rede de líderes do encontro, denominada Summit’s Champions, uma das quatro principais estruturas de apoio do encontro, cujo objetivo é definir as bases para uma transformação positiva na forma de produzir e de consumir alimentos.

A pandemia de Covid-19 e os efeitos das mudanças climáticas reforçam a relevância da Cúpula, que será realizada em outubro. Espera-se que o encontro convocado pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, esclareça a urgência de alcançar acordos sobre novas e audaciosas ações para avançar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 – ODS, que dependem de sistemas alimentares mais saudáveis, sustentáveis e equitativos.

“Considerando sua liderança nesta área, particularmente como diretor-geral do IICA, Otero vai representar os setores agrícola e rural da América do Norte, da América Latina e do Caribe. Esta é uma das quatro principais estruturas de apoio da Cúpula. Esperamos que se converta em uma coalizão ampla e inclusiva para a transformação dos sistemas alimentares do mundo mediante uma ação coordenada antes, durante e depois da Cúpula”, disse Kalibata, que afirmou esperar que o encontro de líderes se beneficie da rede de profissionais do IICA.

Cúpula Sistemas Alimentares

Depois de agradecer o convite, Otero comemorou o enfoque transformador e inclusivo que será adotado na Cúpula com objetivo de perseguir um mundo mais colaborativo e sustentável. De acordo com o diretor-geral, o objetivo do IICA é organizar uma discussão política e conceitual e oferecer a perspectiva da região durante a Cúpula.

A contribuição das Américas para a Cúpula será resumida em um documento, organizado pelo IICA, que contará com a participação dos atores chave e com o apoio dos ministros de Agricultura dos 34 estados membros do IICA, que vão se reunir na Junta Interamericana de Agricultura (JIA), órgão máximo de governo do IICA, que se reúne na primeira semana de setembro.

Para a Cúpula, foram convocados atores da saúde, das ciências, do meio ambiente, das organizações de povos indígenas, da política, dos negócios, assim como agricultores, acadêmicos, organizações juvenis, grupos de consumidores e outras partes interessadas. O objetivo é alcançar mudanças tangíveis nos sistemas alimentares do mundo.

O IICA defende que o processo consultivo da Cúpula tenha a plena participação dos produtores agropecuários e atores chaves das cadeias produtivas e insiste na importância de que a ciência seja o insumo fundamental na formulação de políticas públicas. O IICA também reforça o papel positivo que a atividade deve ter no processo de enfrentamento e mitigação das mudanças climáticas.

“É preciso reconhecer os imperativos globais que mobilizam a Cúpula, mas, a nível regional e particularmente no caso dos países da América Latina e do Caribe, as transformações sustentáveis precisam sair de estratégias que visem o melhor uso do imenso potencial subutilizado de sua riqueza com relação aos recursos naturais e à biodiversidade, com o pleno e efetivo uso de todas as oportunidades que na atualidade oferecem os avanços da ciência e da tecnologia”, afirmou Otero.

Sobre o IICA

É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Sua missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados-membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação técnica internacional de excelência.

Fonte: Coordenação de Comunicação IICA Brasil

Foto: Divulgação