Desenvolvimento de tecnologias leva prêmio nacional a pesquisador de RO

3 de abril de 2023

Uma das tecnologias já vendeu cerca de 10 mil unidades. Pesquisador foi premiado com a 1ª colocação na premiação nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na categoria ‘Pesquisador Inovador’.
Compartilhe no WhatsApp
Desenvolvimento de tecnologias leva prêmio nacional a pesquisador de RO
Pesquisador Luis Francisco de Machado Pfeifer — Foto: Arquivo Pessoal

O pesquisador Luiz Francisco Machado Pfeifer, de Rondônia, é criador de uma tecnologia que permite ao produtor rural avaliar de forma rápida e precisa, o acabamento da carcaça dos bovinos destinados ao abate. Até agora, as duas tecnologias desenvolvidas por ele já venderam cerca de 10 mil unidades.

Uma das ferramentas é simples e é formada por duas réguas, que permite ao produtor obter informações precisas sobre a condição corporal do animal e, a partir delas, selecionar os animais mais adequados, resultando em maior ganho em fertilidade e produção de leite.

Fundamentei minhas pesquisas no aumento da fertilidade de fêmeas, para tornar o sistema leiteiro e de corte mais sustentável e rentável”, explicou o pesquisador.

Pesquisa do Luis Francisco de Machado Pfeifer — Foto: Arquivo Pessoal

Pesquisa do Luis Francisco de Machado Pfeifer — Foto: Arquivo Pessoal

Etapas da pesquisa

De acordo com o pesquisador, as linhas de estudo da pesquisa são:

  • Saúde uterina e eventos da ovulação que afetam a fertilidade de bovinos;
  • Desenvolvimento de ferramentas e ativos de inovação que visam melhorar a fertilidade de vacas leiteiras e de corte.

Uma das etapas fundamentais da pesquisa é a coleta para análise do sangue do animal.

“Realizamos a coleta de sangue para avaliarmos os níveis hormonais e o metabolismo do animal”, disse Pfeifer.

Coleta de sangue realizada pelo pesquisador Luis Francisco de Machado Pfeifer — Foto: Arquivo pessoal

Coleta de sangue realizada pelo pesquisador Luis Francisco de Machado Pfeifer —

Foto: Arquivo pessoal

O processo de elaboração das tecnologias também conta com uma análise de células inflamatórias no útero das vacas que vão entrar em reprodução. Com base nessas pesquisas, é realizada a inseminação.

Prêmios

Luiz Pfeifer atua na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Rondônia. Ele é médico veterinário, Doutor em Melhoramento e Reprodução Animal, Pós-Doc pela University of Saskatchewan, do Canadá e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS). Além disso, Luiz coordena o Grupo de Pesquisa CNPq, Amazonpec e é docente em três programas de pós-graduação.

Em 2022, Luiz foi premiado com a 1ª colocação na premiação nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na categoria ‘Pesquisador Inovador’.

“Acredito que as premiações que já recebi não sejam por uma tecnologia específica que eu desenvolvi, mas sim por um conjunto de todo o meu trabalho. Ao longo da minha carreira, publiquei mais de 90 artigos científicos, a maior parte em revistas internacionais, cerca de 1 mil citações e quatro produtos patenteados”, explicou.

Pfeifer afirmou que o apoio da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), fomentou as pesquisas realizadas e impulsionou o seu trabalho.

“Realizamos o prêmio como uma forma de reconhecimento aos pesquisadores. A primeira etapa é selecionar os melhores projetos e aqueles que ganham a etapa estadual concorrem ao prêmio nacional. Nosso principal objetivo é fomentar a pesquisa e a educação para promover o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Paulo Renato Haddad, presidente da Fapero.

O Prêmio Fapero de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Rondônia é concedido a pesquisadores que aportam grande contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do estado e profissionais de comunicação com atuação em instituições de pesquisa em CT&I.

O objetivo é reconhecer, dar visibilidade e premiar cientistas e profissionais da comunicação, visando o fomento e a popularização da ciência, bem como destacar a importância da implementação de políticas públicas e de investimento em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação.

Produção no estado

Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), o estado produz cerca de 1,6 milhões de litros de leite por dia.

Rondônia é o 9º estado com maior produção leiteira e o maior produtor da região norte. O estado também é o único que realiza a separação do rebanho bovino por aptidões (corte e leite).

Os cinco maiores municípios produtores são:

  • Jaru (RO), com 82.886;
  • Ouro Preto do Oeste (RO), com 80.822;
  • Machadinho D’Oeste (RO), com 75.887;
  • Porto Velho, com 75.018;
  • Nova Mamoré (RO), com 69.867.

Por G1

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O dispositivo intravaginal de progesterona, monodose, oferecido pela GlobalGen vet science, no ano passado, tem registrado grande aceitação dos pecuaristas adeptos da inseminação artificial em tempo fixo (IATF).
Por meio da captação de imagens em alta resolução, a Taranis do Brasil viabiliza que os produtores otimizem custos com diagnósticos precisos, identificando mais de 100 espécies infestantes
No fim deste ano deve entrar em vigor o EUDR (European Union Deforestation Regulation). A padronização da rastreabilidade na cadeia produtiva é essencial para garantir o acesso dos produtos brasileiros ao mercado europeu.
Tecnologia acessível: tese da UFLA propõe uso de câmeras de smartphones para avaliar qualidade de azeites de oliva de forma sustentável e econômica.