Search
Close this search box.

COP 28: Oque aconteceu no quarto dia da conferência

5 de dezembro de 2023

Acordos e Compromissos Firmados nesta segunda-feira
Compartilhe no WhatsApp
COP 28: Oque aconteceu no quarto dia da conferência

Ontem, 04 de dezembro, marcou o quarto dia da COP 28, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, sediada em Glasgow, na Escócia. O evento reuniu líderes globais, organizações e especialistas para discutir estratégias e ações cruciais diante da crise climática.

Destaques da COP 28, nesta segunda-feira:

Destaque para o Fim do Uso do Carvão: Um dos pontos mais notáveis foi o anúncio de um acordo histórico entre mais de 100 países para eliminar o uso do carvão, uma das principais fontes de poluição e responsável pelo aquecimento global. Batizado de “Declaração de Glasgow sobre Carvão, Faseamento e Transição Justa”, o pacto estabelece metas ambiciosas: países desenvolvidos eliminarão o carvão até 2030, enquanto os países em desenvolvimento o farão até 2040. O acordo inclui compromissos de apoio financeiro e técnico às nações que dependem do carvão para economia e segurança energética.

Compromisso dos Estados Unidos: O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, marcou presença em uma sessão plenária, reafirmando o compromisso do país com a redução das emissões de gases de efeito estufa. Biden anunciou a retomada do Acordo de Paris e a duplicação da contribuição financeira para o Fundo Verde do Clima, destinado a auxiliar países em desenvolvimento a enfrentarem os impactos das mudanças climáticas. O presidente instou líderes mundiais a intensificarem a ambição e urgência na abordagem da crise climática.

Diversidade de Debates e Compromissos: Além desses pontos-chave, o dia contou com diversas reuniões paralelas e eventos temáticos abordando temas como energia renovável, mobilidade sustentável, agricultura climática inteligente, conservação da biodiversidade, direitos humanos e justiça climática. Estes espaços promovem diálogo, troca de experiências e busca de soluções conjuntas entre governos, empresas, organizações da sociedade civil e povos indígenas.

A COP28 continua até 12 de dezembro, com a expectativa de que os países alcancem um acordo sobre as regras para implementar o Acordo de Paris. A busca por metas mais ambiciosas para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C até o final do século permanece como objetivo central da conferência.

Por Agência Agrovenki

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Webinar ABAGTALKS Caminhos da bioeconomia para a COP30, promovido nesta segunda-feira, dia 17 de junho, pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio)
Em um ano: as exportações totalizaram R$ 898,45 bilhões
Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.
O saldo alcançou US$9,42 bilhões, aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior