Search
Close this search box.

Consolidada no ramo da carne Pampas Prime amplia e aposta na produção de mel cru raro

25 de junho de 2023

Projeção é produzir em 2023 cerca de 10 toneladas de mel 100% natural com origem no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul
Compartilhe no WhatsApp
Consolidada no ramo da carne Pampas Prime amplia e aposta na produção de mel cru raro
Foto Eduardo Rocha

O que antes era considerado uma espécie de hobby pelo empresário da Pampas Prime, à frente da loja porto-alegrense especializada em carnes do bioma pampa gaúcho, passou a ser prioridade na vida de Volmir Angelo Carboni desde o final de 2020. Isso quando o filho mais velho, Brunno Luigi, também pegou o gosto pela apicultura e decidiu se dedicar aos estudos da produção. Desde então, a dupla tem investido tempo e dinheiro no cultivo de mel.

Consolidada no ramo da carne, Pampas Prime amplia e aposta na produção de mel cru raro
Foto Eduardo Rocha

A produção ocorre em uma área aproximada de 150 hectares de mata localizados na Costa do Rio Forqueta, na cidade de Coqueiro Baixo, pertinho de Nova Bréssia. Sendo assim, o espaço comporta hoje cerca de 200 colmeias próprias, instaladas por Carboni em parceria com o veterano com mais de 40 anos de experiência Eloi Giovanaz. Além disso, completam a produção da região outras 400 colmeias de apicultores parceiros. Por exemplo, a jovem Jéssica Bettio Meneghini e o casal Ironi e Maria Stefani. Portanto, juntos, os três apicultores devem estar produzindo, em 2023, até dez toneladas de mel do tipo Flor de Uva do Japão e Flores Silvestres.

O destino do produto, que leva a marca Afável, explica Carboni, que investiu cerca de R$ 500 mil no projeto, já tem endereço certo: empórios da cidade, rede de farmácias e mercado externo, além de venda pelo e-commerce.
afável mel cru
Crédito: Eduardo Rocha

Por outro lado, Carboni, que tem pautado a sua vida profissional na busca pelo relacionamento entre o produtor e o consumidor final, sem esquecer da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente, explica:

“Enxergamos essa oportunidade quando passamos a desbravar a região e conhecer a qualidade do mel produzido no Vale do Taquari. Atrelado a isso, não só o meu, mas o descontentamento de pequenos apicultores com a desvalorização do produto. Percebi ali uma oportunidade e um desafio de pensar no futuro e incentivar as pessoas a voltarem a comer no passado. Me completei quando passei a estar ao lado dessas pessoas humildes que transformam o néctar em mel”.

A qualidade do mel Afável, um mel 100% natural, vem do cuidado que os apicultores têm com as abelhas e do respeito pela natureza. Ou seja, é uma marca que nasce carregando a inovação no DNA atrelando aos métodos de produção artesanais que respeitam os ciclos naturais das abelhas.

Além disso, o empresário destaca:

“Somos apaixonados pela arte de produzir mel e estamos sempre em busca dos melhores sabores e aromas para oferecer um produto único e inesquecível. Nossa equipe de especialistas realiza uma cuidadosa seleção de méis com as características mais agradáveis, dando origem a um produto elegante e saboroso. Atrelado a isso, também buscamos ajudar na disseminação das colmeias, tentando reverter um dos grandes problemas da natureza atualmente: a diminuição da população de abelhas ao redor do mundo”.

O produto pode ser adquirido na loja da Pampas Prime, localizada nos altos da Bela Vista, na Casemiro de Abreu, 1212, por R$ 99,80 kg. Mas além do mel, Carboni espera poder em breve comercializar outros subprodutos, como a cera, geleia real, própolis e pólen.

Mel Afável

Afável é a marca de um mel acolhedor, natural e elegante produzido no Rio Grande do Sul. Ou seja, apesar de promover uma reunião com a tradição, trata-se de um mel extraído de forma moderna e tecnológica, para apresentar o melhor sabor para seus consumidores.

Também é uma história de amor à apicultura, ao meio ambiente e aos sabores mais autênticos da natureza. O mel Afável vem do Vale do Taquari – RS – região escolhida não só pela sua biodiversidade e riqueza de flores e frutos – mas principalmente pelas relações humanas que Carboni cultiva por lá.

Foi criado, inclusive, um grupo integrado que pesquisa, produz e fomenta o respeito à natureza, às abelhas e às pessoas que têm a apicultura como ofício e sentido de uma vida. “Acreditamos que as maiores estrelas desse processo são os produtores e produtoras, que merecem ser sempre lembradas, valorizadas e ter seus espaços abertos e serem conhecidos por quem consome nossos méis”, explica.

PRODUTOS AFÁVEL 

De uvas japonesas 

É produzido a partir do néctar de flores de uvas japonesas, o que pode fornecer um sabor suave e frutado.

De flores silvestres 

O mel de flores silvestres tem um sabor distintamente diferente dos outros tipos de méis. Ele é mais escuro e pode ter um sabor mais forte e mais complexo.

Por Afável

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Produtores rurais, em busca de apoio para superar as dificuldades, se deparam com um decreto injusto que gera preocupação e coloca em risco o setor com a possibilidade de danos irreparáveis
No acumulado do ano, o agronegócio já criou 82,7 mil empregos formais, consolidando-se como uma força vital em regiões estratégicas, como o Centro-Oeste e o Sul do país