O que antes era considerado uma espécie de hobby pelo empresário da Pampas Prime, à frente da loja porto-alegrense especializada em carnes do bioma pampa gaúcho, passou a ser prioridade na vida de Volmir Angelo Carboni desde o final de 2020. Isso quando o filho mais velho, Brunno Luigi, também pegou o gosto pela apicultura e decidiu se dedicar aos estudos da produção. Desde então, a dupla tem investido tempo e dinheiro no cultivo de mel.
A produção ocorre em uma área aproximada de 150 hectares de mata localizados na Costa do Rio Forqueta, na cidade de Coqueiro Baixo, pertinho de Nova Bréssia. Sendo assim, o espaço comporta hoje cerca de 200 colmeias próprias, instaladas por Carboni em parceria com o veterano com mais de 40 anos de experiência Eloi Giovanaz. Além disso, completam a produção da região outras 400 colmeias de apicultores parceiros. Por exemplo, a jovem Jéssica Bettio Meneghini e o casal Ironi e Maria Stefani. Portanto, juntos, os três apicultores devem estar produzindo, em 2023, até dez toneladas de mel do tipo Flor de Uva do Japão e Flores Silvestres.
O destino do produto, que leva a marca Afável, explica Carboni, que investiu cerca de R$ 500 mil no projeto, já tem endereço certo: empórios da cidade, rede de farmácias e mercado externo, além de venda pelo e-commerce.
Por outro lado, Carboni, que tem pautado a sua vida profissional na busca pelo relacionamento entre o produtor e o consumidor final, sem esquecer da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente, explica:
“Enxergamos essa oportunidade quando passamos a desbravar a região e conhecer a qualidade do mel produzido no Vale do Taquari. Atrelado a isso, não só o meu, mas o descontentamento de pequenos apicultores com a desvalorização do produto. Percebi ali uma oportunidade e um desafio de pensar no futuro e incentivar as pessoas a voltarem a comer no passado. Me completei quando passei a estar ao lado dessas pessoas humildes que transformam o néctar em mel”.
A qualidade do mel Afável, um mel 100% natural, vem do cuidado que os apicultores têm com as abelhas e do respeito pela natureza. Ou seja, é uma marca que nasce carregando a inovação no DNA atrelando aos métodos de produção artesanais que respeitam os ciclos naturais das abelhas.
Além disso, o empresário destaca:
“Somos apaixonados pela arte de produzir mel e estamos sempre em busca dos melhores sabores e aromas para oferecer um produto único e inesquecível. Nossa equipe de especialistas realiza uma cuidadosa seleção de méis com as características mais agradáveis, dando origem a um produto elegante e saboroso. Atrelado a isso, também buscamos ajudar na disseminação das colmeias, tentando reverter um dos grandes problemas da natureza atualmente: a diminuição da população de abelhas ao redor do mundo”.
O produto pode ser adquirido na loja da Pampas Prime, localizada nos altos da Bela Vista, na Casemiro de Abreu, 1212, por R$ 99,80 kg. Mas além do mel, Carboni espera poder em breve comercializar outros subprodutos, como a cera, geleia real, própolis e pólen.
Mel Afável
Afável é a marca de um mel acolhedor, natural e elegante produzido no Rio Grande do Sul. Ou seja, apesar de promover uma reunião com a tradição, trata-se de um mel extraído de forma moderna e tecnológica, para apresentar o melhor sabor para seus consumidores.
Também é uma história de amor à apicultura, ao meio ambiente e aos sabores mais autênticos da natureza. O mel Afável vem do Vale do Taquari – RS – região escolhida não só pela sua biodiversidade e riqueza de flores e frutos – mas principalmente pelas relações humanas que Carboni cultiva por lá.
Foi criado, inclusive, um grupo integrado que pesquisa, produz e fomenta o respeito à natureza, às abelhas e às pessoas que têm a apicultura como ofício e sentido de uma vida. “Acreditamos que as maiores estrelas desse processo são os produtores e produtoras, que merecem ser sempre lembradas, valorizadas e ter seus espaços abertos e serem conhecidos por quem consome nossos méis”, explica.
PRODUTOS AFÁVEL
De uvas japonesas
É produzido a partir do néctar de flores de uvas japonesas, o que pode fornecer um sabor suave e frutado.
De flores silvestres
O mel de flores silvestres tem um sabor distintamente diferente dos outros tipos de méis. Ele é mais escuro e pode ter um sabor mais forte e mais complexo.
Por Afável
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil