Search
Close this search box.

Com impulso do agronegócio, economia brasileira teve o 4º maior crescimento do mundo

6 de junho de 2023

A expansão agrícola foi a maior para um trimestre desde o fim 1996
Compartilhe no WhatsApp
Com impulso do agronegócio, economia brasileira teve o 4º maior crescimento do mundo

Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2022. O destaque ficou com a agropecuária. A expansão dos setores fechou em 21,6%. Assim, o impulso dado pelo agronegócio fez a economia brasileira fechar com o quarto melhor resultado do planeta.

De acordo com o instituto Pensar Agro, órgão focado no agronegócio do país, o crescimento da economia brasileira ficou abaixo apenas do de China (2,2%), Polônia (3,8%) e Hong Kong (5,3%). A comparação leva em consideração os países com mais destaque no cenário econômico mundial.PUBLICIDADE

about:blank

“O Brasil superou países como Estados Unidos (1,3%), México (1%), Canadá (0,8%) e Alemanha (-0,3%)”, informa o Pensar Agro. “Esses dados foram divulgados pela Austin Rating e abrangem um total de 49 nações.”

O agronegócio e a economia brasileira

Os dados sobre o crescimento do PIB do país são do Instituto Brasileiro Geografia e Estatística (IBGE). O órgão divulgou as informações em 1º de junho.

Segundo o IBGE, o desempenho dos produtores rurais foi o melhor para um trimestre desde o fim de 1996. Um dos fatores para a o impulso é a safra recorde de grãos, estimada em cerca de 300 milhões de toneladas. A agricultura nacional se consolidou como uma das maiores fornecedoras globais de soja e milho, os grãos mais utilizados pela indústria e por criadores de animais.

Por Revista Oeste

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Mais que um café premium, o café de Jacu, produzido a partir de fezes desta ave, carrega um legado importante na preservação ambiental.
Em 2022, quando a Guerra na Ucrânia começou, houve um salto de 188% nas exportações de fertilizantes de Israel ao Brasil
Para Arnaldo Jardim, tendência é a ampliação das possibilidades do produto
Volume da moagem representa um avanço de 18,95% em relação ao mesmo período do ciclo 2022/23