Search
Close this search box.

Lavagem de Dinheiro e a IA

Compartilhe no WhatsApp
Lavagem de Dinheiro e a IA

As iniciativas de compliance e as novas ferramentas de IA vem se multiplicando e se aprimorando a cada dia. As empresas estão atentas e buscam iniciativas que alavancam o valor econômico de seus negócios. Para isso é fundamental contar com colaboradores, parceiros e clientes que respirem e estejam estruturados por sólidos princípios éticos.

Daí pergunto: Será que sua empresa evoluiu em compliance?  A importância de uma cultura de integridade forte hoje é fundamental, o que temos falado há muito tempo. Agora mais ainda, por meio de uma firme plataforma de ESG. Falamos aqui não somente de governança e princípios éticos, mas ações claras na esfera ambiental e de responsabilidade social. Desafios que todos destacam diariamente!

Mas vamos aqui tratar do que mais podemos fazer ou usar para conquistar uma governança em “Integridade” segura. Sabemos que não basta estruturar programas de compliance focados simplesmente em Códigos de Ética e Conduta ou canais de denúncia “simbólicos”; processo de due diligence “rasos”; treinamentos “superficiais” de colaboradores internos e parceiros, que ao final não geram esta governança segura. As organizações devem ter ferramentas ou mecanismos de classificação de risco de integridade – ou como conhecemos “Grau de Risco de Integridade ou GRI” – que possam continuamente avaliar o risco do negócio em todas as suas esferas e, em especial, um contínuo monitoramento de parceiros de negócios, intermediários ou de colaboradores em geral.

Sempre lembramos aquela “máxima” nas organizações – “assegurar que compliance esteja no DNA da empresa, de sua liderança, seus colaboradores e parceiros”.  E para que ela seja alcançada, sabemos que devem existir meios eficazes de prevenção, detecção e ou investigação de potenciais violações das atividades, produtos, marcas ou parcerias.

Dentre os principais desafios de Integridade, lembramos a Lei Anticorrupção, que recentemente celebrou 10 anos em agosto de 2023 e contêm alicerces e diretrizes para mitigação destes riscos. E no âmbito dos riscos, o foco deste artigo é a importância de novos recursos de IA para o combate à Lavagem de Dinheiro.

Recentemente foi apresentada ao mercado uma ferramenta de IA britânica, que detecta de forma rápida e eficaz atos de lavagem de dinheiro, ou seja, ela analisa 50 milhões de transações em menos de 1 segundo.

Conhecida como “smurfing” ou “estruturação”, segundo os Pesquisadores do Departamento de Informática da King’s College London, trata-se de uma técnica baseada em algoritmos que identificam rapidamente quando criminosos estão dividindo uma grande quantia de dinheiro em múltiplas transações menores entre diversas contas bancárias. Os algoritmos funcionam com base em dados provenientes de várias contas, que permitem a detecção de atividade suspeita. Por exemplo, no caso de um depósito em conta bancária de um milhão de libras, o software pode monitorar para onde essa exata quantia de dinheiro está sendo transferida. Ele tem a capacidade de identificar todas as combinações de transações relacionadas que ocorrem, mesmo se o dinheiro for dividido entre diferentes contas e despesas. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) estima que entre 2% e 5% do PIB global é lavado a cada ano, o que corresponde a cerca de £632 bilhões a mais de £1,5 trilhão. A ferramenta sob estudo é 3,2 vezes mais eficaz do que os métodos de detecção atuais e pode analisar quantidades maiores de dados. A abordagem foi testada usando dados reais de um banco tcheco anônimo e em casos fictícios baseados em previsões de padrões comuns e atividades presentes em casos de lavagem de dinheiro reais. Em ambas as situações, os algoritmos foram capazes de detectar todos os padrões suspeitos nas transações. Fonte: Olhar Digital

Pois é, os avanços de IA têm promovido recursos de rápida resposta e detecção de altos riscos, inclusive em Lavagem de Dinheiro. As empresas estão muito vulneráveis com as várias formas de operações e transações de negócios rápidas e globais. Desenvolver mecanismos que impossibilitem ou detectem atividades criminosas é notadamente um grande avanço para a segurança das operações e para a condução dos negócios nas empresas.  Todas as iniciativas são mais do que bem-vindas, em especial aquelas que previnam desvios de condutas e estabeleçam continuamente padrões de integridade seguros.  

Fique atento para a evolução das técnicas de monitoramento de riscos, você seguramente vai conquistar mais segurança e reputação aos seus negócios.

Por Thais Carloni

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Várias são as premissas colocadas na mesa para a tomada de decisão sobre a estruturação do Planejamento Patrimonial Sucessório. Por sua vez, várias podem ser as ferramentas a serem adotadas neste universo
O ChatGPT continua sendo questionado diariamente. Será que ele sobreviverá à intervenção das Autoridades de Proteção de Dados espalhadas pelo Mundo?
Mais uma inovação tecnológica chegando a todo vapor para revolucionar as ferramentas disponíveis no mercado de Inteligência Artificial (IA), o Chat GPT.
A definição de Greenwashing corresponde, basicamente, a estratégias de marketing adotadas por algumas empresas com o objetivo de divulgar ou promover discursos, ações e propagandas sustentáveis.