Colheita de café arábica começa a ganhar ritmo no Brasil

Há previsão de um maior volume de café chegando ao mercado no próximo mês
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Colheita de café arábica começa a ganhar ritmo no Brasil
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Áudio

Após o início mais lento, a colheita da safra 2021/22 de café arábica começa a ganhar ritmo no Brasil. Levantamento do Cepea mostra que, até a semana passada, as atividades estavam mais avançadas na Zona da Mata (MG), onde de 20 a 30% da produção total esperada havia sido colhida.

Ainda segundo agentes consultados pelo Cepea, o início das atividades esteve mais lento neste ano em relação às safras passadas, devido à maturação tardia dos grãos, após o atraso e a desuniformidade das floradas em 2020. Entretanto, as expectativas são de que, agora, o ritmo de colheita comece a avançar entre o final de junho e começo de julho, com previsão de um maior volume de café chegando ao mercado no próximo mês.

Quanto aos preços do arábica, estão recuando no Brasil e no mercado internacional. No dia 22 de junho, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, posto na capital paulista, fechou a R$ 826,92/sc de 60 kg, forte recuo de 5,7% no acumulado da parcial deste mês.

Mercado futuro do café arábica

O mercado futuro do café arábica segue operando com valorização para os principais contratos na Bolsa de Nova York (ICE Future US). De acordo com Haroldo Bonfá, analista da Pharos Consultoria, as altas desta sessão acontecem devido ao tempo que continua muito seco no Brasil e a previsão de frio no parque cafeeiro na próxima semana.

Na sexta-feira (25/06), por volta das 11h57 (horário de Brasília), setembro/21 tinha valorização de 360 pontos, negociado por 157 cents/lbp, dezembro/21 registrava alta de 370 pontos, valendo 159,80 cents/lbp, março/22 tinha valorização de 370 pontos, negociado por 162,55 cents/lbp e maio/22 registrava alta de 330 pontos, negociado por 163,45 cents/lbp.

Fonte: Cepea, Pharos Consultoria

Foto: Divulgação/Canva

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Leia também