Search
Close this search box.

CNA participa de fórum sobre mercado de couro no Brasil

13 de março de 2023

Presidente da Comissão de Bovinocultura de Corte falou sobre rastreabilidade bovina
Compartilhe no WhatsApp
CNA participa de fórum sobre mercado de couro no Brasil

O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, discutiu os gargalos e as novas tecnologias para o mercado de couro no País durante o Fórum CICB de Sustentabilidade, promovido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), na quarta (8), em Novo Hamburgo (RS).

O evento reuniu entidades e empresários de vários setores como indústria de couros, rastreabilidade a laser no processamento, dados na automação, protocolo de produção sustentável de bezerros, o futuro do setor e a rastreabilidade bovina.

“Um dos maiores gargalos que eles possuem são as exigências socioambientais feitas pelos países importadores do couro brasileiro, semelhante ao que acontece no mercado de carne”, afirmou Castro.

Ele participou do painel sobre o futuro do setor e a rastreabilidade bovina e explica que, devido às exigências internacionais, a rastreabilidade de bovinos desde a origem também é necessária no mercado de couro.

Atuação da CNA

“Falamos sobre a posição dos produtores em relação à rastreabilidade e os avanços que a CNA tem feito nessa área. Na Comissão, fizemos um grupo de trabalho exclusivo para discutir a rastreabilidade e também vamos apresentar uma proposta ao Ministério da Agricultura por meio da Câmara Setorial da Carne”.

Segundo Castro, a proposta da CNA é direcionada à rastreabilidade individual do bovino, com implantação que seja factível e preserve os interesses e características da produção.

“Creio que conseguimos mostrar que a classe produtora deve aderir à proposta de rastreabilidade para atender às exigências dos países importadores, desde que seja respeitado o tempo correto de implantação e que seja de adesão voluntária, porque é importante entender que o pecuarista é o principal ator nesse processo”.

Por CNA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor
Criação de canais de atendimento exclusivos e especializados e melhorias na rede elétrica no interior integram série de ações previstas no Cemig Agro.
Produção de frangos e ovos é destaque no Distrito Federal. A grande demanda da região por produtos de origem animal resulta nos quase 6 mil produtores cadastrados na Emater-DF
A Pecuária é responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossense