Classificação dos ovos de galinha causa impacto nas gôndolas do supermercado

10 de maio de 2023

Desde o dia 1º de março o ovo in casca passou a ter apenas quatro tipos de classificação
Compartilhe no WhatsApp
Classificação dos ovos de galinha causa impacto nas gôndolas do supermercado

Desde o dia 1º de março o ovo in casca passou a ter apenas quatro tipos de classificação: Jumbo, Extra, Grande e Pequeno. Ou seja, está em vigor a nova uniformização da nomenclatura dos ovos em natureza e produtos derivados não submetidos a tratamento térmico. Mas o que isso significa? 

Segundo dados divulgados pelo Instituto Ovos Brasil, antes de chegar na gôndola do supermercado, os ovos passam por um processo criterioso de seleção, limpeza e retirada de ovos impróprios, para que os ovos cheguem ao consumidor final padronizados e seguros para consumo.

Classificação dos Ovos

Dentre essas etapas, a classificação separa os ovos por peso. O que desde meados de julho de 2022 era composto por ovos classificados em médio, grande, jumbo, extra, pequeno e super pequeno, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária aprovou a exclusão não só do Super Pequeno, mas também do ovo Médio.

Além do tamanho, a classificação também se dá por meio do ‘tipo’ do ovo. Apresentam características do tipo A e B, sendo que o tipo B é destinado exclusivamente para industrialização. A cor também será considerada para fins de rotulagem, e este fator está diretamente ligado à linhagem da ave, podendo ser branca, marrom, vermelha, verde e, até mesmo, em tons de azul, dependendo da da galinha. Segundo Edival Veras, presidente do Instituto Ovos Brasil, a classificação é o processo que garante a integridade e a qualidade externa e interna de cada unidade. “É o que assegura a uniformidade no final do processo produtivo, além de uma excelente aparência, livres de sujeiras e trincas, e maior valorização no mercado”, conta.

Por Agrolink

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Grupo saiu de Aquidauana com 1.350 cabeças da raça brangus, que estão sendo levadas para Corumbá
O evento, voltado para produtores rurais, ocorre na Fapam e tem o objetivo de capacitar a cadeia e gerar oportunidades de negócios
Novo perfil “Leite e Bem-Estar” da ABRALEITE aproxima consumidores dos benefícios do leite e seus derivados
A Itaipu Binacional inicia uma pesquisa pioneira para a produção de dourado em tanques-rede, com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva e oferecer novas fontes de renda para comunidades locais. A iniciativa visa garantir o consumo sustentável sem impactar o estoque natural, alinhando-se às demandas ambientais e de mercado.