Search
Close this search box.

Chuvas devem retornar ao Sul do Brasil neste fim de semana

23 de fevereiro de 2023

Previsão de chuvas e frente fria
Compartilhe no WhatsApp
Chuvas devem retornar ao Sul do Brasil neste fim de semana

Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, uma nova frente fria se forma sob a Argentina, em um novo sistema de baixa pressão. Este sistema deve avançar entre quinta e sexta e trazer chuvas generalizadas para o Paraguai e Sul do Brasil.

“O grande problema segue sendo o oeste da Bahia, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, que vêm recebendo pouquíssimas chuvas”, disse. De acordo com Marco, as áreas já possuem quebras. O interior do Nordeste, por sua vez, também segue com poucas chuvas.

Para o fim de semana, há previsões de chuvas relativamente boas no Sul, com as frente frias se organizando. Contudo, a Argentina continua com quase nenhuma precipitação. Na faixa central, as pancadas de chuvas devem seguir.

Marco salienta que as chuvas devem voltar a ficar frequentes no Sul do Brasil, com uma frente fria por semana passando na região e causando precipitações. “Daqui para a frente, a tendência é que isso seja mais frequente”, destacou.

Prolongamento das chuvas

Por fim, o agrometeorologista alerta que há um prolongamento no período de chuvas nesta temporada em todo o país. “Na pior das hipóteses para o Sul, as condições serão muito semelhantes às do ano passado”, completou.

Paraguai

No Paraguai, a frente fria que avança pela Argentina atinge o país e deve causar chuvas nas principais áreas produtoras nos próximos dias. Contudo, de acordo com a meteorologista Ludmilla Camparoto, o sul do país deve ter chuvas mais irregulares, por conta do quadro na área se dissipar rapidamente.

“Para quem está realizando trabalho de colheita ou plantio, fiquem atentos, pois há uma tendência de chuvas nos próximas dias”, disse Camparoto. “Não que chova todos os dias e em todas as áreas, mas é um final de fevereiro e início de março um pouco mais úmido”, finaliza.

Por Safras e Mercado

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O fenômeno climático La Niña, conhecido por resfriar as águas do Oceano Pacífico, está agora começando a influenciar o clima, trazendo consigo uma nova série de desafios.
O calor, caracterizado por temperaturas máximas acima da média para esta época do ano, foi temporariamente amenizado por uma frente fria
Um ciclone extratropical se formará na costa da Argentina na madrugada de quarta-feira (8) e trará mais chuva para o país
Chuva segue como empecilho em parte da região Norte, enquanto na Bahia, lavouras de milho safrinha sofrem com deficiência hídrica