Search
Close this search box.

Caxias do Sul realiza 1º Concurso Regional de Queijos Artesanais

5 de fevereiro de 2023

As inscrições estão abertas a produtores de queijo de toda região e podem ser realizadas até o dia 15 de fevereiro.
Compartilhe no WhatsApp
Caxias do Sul realiza 1º Concurso Regional de Queijos Artesanais

Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul (Smapa) vão promover o 1º Concurso Regional de Queijos Artesanais em Caxias do Sul.

O objetivo do Concurso é estimular a melhoria da qualidade dos queijos produzidos na região, valorizar a produção artesanal de queijos e divulgar para a população o saber-fazer da Serra Gaúcha e dos Campos de Cima da Serra.

O julgamento dos queijos inscritos será no dia 24 de fevereiro, no Cevitis (antiga Fepagro), em Fazenda Souza. Os avaliadores são técnicos e profissionais reconhecidos no mercado, especialmente convidados para a ocasião. Eles vão julgar as peças inscritas em três categorias: Queijos Artesanais Coloniais, Queijos Artesanais Serranos e Outros Queijos Artesanais e Queijos Artesanais Autorais.

Prêmios do Concurso

Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféus Ouro, Prata e Bronze. O melhor queijo entre os Ouros ganhará o Troféu Super Ouro. A premiação será entregue durante a Festa das Colheitas, no Seminário Regional “Valorização dos queijos artesanais e das agroindústrias familiares em Caxias do Sul”, que ocorrerá no dia 03 de março, no Bolicho dos Piardi, localizado nos Pavilhões da Festa da Uva.

Podem participar agroindústrias familiares de queijos artesanais da região Serrana e dos Campos de Cima da Serra do RS, desde que seus produtos estejam submetidos a algum tipo de inspeção oficial (federal, estadual e/ou municipal, bem como suas equivalências). As agroindústrias familiares poderão inscrever no máximo uma amostra de queijo por categoria.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até o dia 15 de fevereiro, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), localizada na Rua Moreira César, 1.686, bairro Pio X, ou nos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar, mediante preenchimento de ficha de inscrição e retirada do regulamento. As amostras de queijos (peças inteiras de no mínimo 1 kg) precisam ser entregues na Smapa nos dias 22 e 23 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (54) 3290-3804. O Concurso conta com patrocínio da Sicredi Pioneira.

Por Emater/RS

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Nelore e anelorados representam 80% do rebanho bovino nacional. Entidade desenvolve ações de fomento e valorização da raça
Tudo pronto para a realização do 2º Fórum Nacional do Leite, dias 16 e 17 de abril, na sede da Embrapa, em Brasília (DF); organização promete abrangência nas discussões.
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil. Foram 3.626.378 de litros entregues a laticínios em 2023
Família Alberti recebe amigos e competidores para a 1a. etapa das Copas CHBV de Ranch Sorting e Team Penning.