A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) redefiniu o calendário de provas e exposições no Rio Grande do Sul após o adiamento de diversos eventos da raça devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Com o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), ainda inviabilizado pelo acúmulo de água das enxurradas, as três classificatórias restantes no Estado serão disputadas no Parque da Liberdade, em Rolante (RS).
A decisão foi anunciada após reunião da diretoria da entidade. As sugestões foram enviadas pela Comissão de Provas da ABCCC, que apresentou sugestões para a conclusão do ciclo de provas da raça no ano. De acordo com o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas da entidade, André Luiz Narciso Rosa, diversos núcleos se ofereceram para concluir as provas, mas a escolha de Rolante se deu pela logística e acesso aos competidores. “A nossa entrega será total e estamos com o calendário pronto. Precisaremos da cooperação das pessoas. Temos três provas para realizar no Rio Grande do Sul e classificar 48 finalistas“, ressalta.
Conforme o presidente da ABCCC, César Hax, além do apoio dado às comunidades e pessoas, uma das formas que a associação entende que pode auxiliar é fazendo a cadeia do Cavalo Crioulo continuar girando, já que muitas pessoas dependem desse meio para emprego e renda.
“Por trás da paixão que nos move pelo cavalo e por trás do conceito de seleção que a associação defende, temos uma indústria que precisa andar e não pode parar. Somos responsáveis por inúmeras famílias que vivem do cavalo”, observa Hax
Com isso, a classificatória Gaúcha Sul ocorrerá de 17 a 23 de junho, enquanto a Classificatória Gaúcha Norte ficou para o período de 8 a 14 de julho. Já a Classificatória Aberta, que encerra o ciclo de seletivas antes da final, será realizada de 29 de julho a 4 de agosto. As outras classificatórias fora do Estado serão realizadas em Balsa Nova, no Paraná, de 10 a 15 de junho, e Lages, em Santa Catarina, de 24 a 29 de junho. As Exposições Passaportes para a Morfologia também receberão novo calendário.
Por ABCCC
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil